NOTÍCIA
Notícia
Assembleia promove sessão solene para marcar o 28º aniversário da Guarda Municipal de Curitiba
18h32
por Luiz Alberto Pena
Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049
2 min de leitura
5.618 visualizações
A Assembleia Legislativa promoveu ao final da tarde desta sexta-feira (11) uma sessão solene em comemoração ao 28º aniversário da Guarda Municipal de Curitiba. Durante a cerimônia, que atendeu a uma proposição do deputado Mauro Moraes (PSDB), presidente da Comissão de Segurança Pública, agentes da corporação foram homenageados em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade.
Ao saudar os membros da Guarda Municipal presentes no Plenário da Assembleia, Mauro Moraes frisou que o trabalho da corporação tem contribuído em muito para a redução da violência, trazendo mais segurança para a população, sempre privilegiando a prevenção e a integração com a própria comunidade curitibana. Assim, de acordo com o parlamentar, a sessão solene representava um momento muito importante, de inteira justiça, para oportuno testemunho público do valor da guarda municipal.
Diversas e destacadas autoridades prestigiaram a solenidade, entre elas o inspetor Claudio Frederico de Carvalho, diretor da Guarda Municipal de Curitiba; o desembargador José Augusto Gomes Aniceto, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Guilherme Luiz Gomes; o deputado Osmar Bertoldi (DEM); e o vereador Beto Moraes (PSDB), representando a Câmara Municipal de Curitiba.
Origens – Em 1986, quando a cidade de Curitiba enfrentava um aumento nas depredações nos espaços municipais, surgiu a proposta de se criar um grupo diferenciado, que priorizasse a melhor proteção da população e do patrimônio público. Com este intuito, em 17 de julho daquele ano, foi sancionada a Lei n.º 6.867/86, que criou o Serviço Municipal de Vigilância (VIGISERV). Logo em seguida, foi formada, em 4 de agosto de 1988, a primeira turma de guardas municipais.
Inicialmente eram somente 110 profissionais, que atuavam em conjunto com os demais organismos de segurança pública, para garantir a segurança, prevenir acidentes, como também orientar os munícipes. Hoje, além de atuar de forma direta em mais de quinhentos equipamentos municipais, os guardas são responsáveis por ações de combate à pichação, desenvolvem atividades em conjunto com as polícias militar e civil e outros órgãos públicos, auxiliam na fiscalização urbana e na prevenção e proteção do transporte coletivo, junto com a URBS, entre outras diversas ações.
Ao saudar os membros da Guarda Municipal presentes no Plenário da Assembleia, Mauro Moraes frisou que o trabalho da corporação tem contribuído em muito para a redução da violência, trazendo mais segurança para a população, sempre privilegiando a prevenção e a integração com a própria comunidade curitibana. Assim, de acordo com o parlamentar, a sessão solene representava um momento muito importante, de inteira justiça, para oportuno testemunho público do valor da guarda municipal.
Diversas e destacadas autoridades prestigiaram a solenidade, entre elas o inspetor Claudio Frederico de Carvalho, diretor da Guarda Municipal de Curitiba; o desembargador José Augusto Gomes Aniceto, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Guilherme Luiz Gomes; o deputado Osmar Bertoldi (DEM); e o vereador Beto Moraes (PSDB), representando a Câmara Municipal de Curitiba.
Origens – Em 1986, quando a cidade de Curitiba enfrentava um aumento nas depredações nos espaços municipais, surgiu a proposta de se criar um grupo diferenciado, que priorizasse a melhor proteção da população e do patrimônio público. Com este intuito, em 17 de julho daquele ano, foi sancionada a Lei n.º 6.867/86, que criou o Serviço Municipal de Vigilância (VIGISERV). Logo em seguida, foi formada, em 4 de agosto de 1988, a primeira turma de guardas municipais.
Inicialmente eram somente 110 profissionais, que atuavam em conjunto com os demais organismos de segurança pública, para garantir a segurança, prevenir acidentes, como também orientar os munícipes. Hoje, além de atuar de forma direta em mais de quinhentos equipamentos municipais, os guardas são responsáveis por ações de combate à pichação, desenvolvem atividades em conjunto com as polícias militar e civil e outros órgãos públicos, auxiliam na fiscalização urbana e na prevenção e proteção do transporte coletivo, junto com a URBS, entre outras diversas ações.
Notícias Relacionadas
08:41
Assembleia entrega título de Cidadão Benemérito do Paraná ao empresário João Alves Anselmo na próxima quarta-feira (17)
Sessão Solene, proposta pelo deputado Marcelo Rangel (PSD), acontece a partir das 18 horas, no Plenário do Legislativo.
Leia mais
09:06
Sessão Solene na Assembleia marca 118 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao território brasileiro
Proposta pelo deputado Jairo Tamura (PL), cerimônia valoriza a herança cultural nikkei e recebe novo cônsul-geral do Japão em Curitiba.
Leia mais
20:56
Empresariado paranaense é homenageado em Sessão Solene na Assembleia Legislativa
Solenidade, proposta pelo deputado Samuel Dantas (PL), o objetivo de reconhecer e valorizar os empreendedores que geram empregos e movimentam a economia do Estado.
Leia mais
11:51
Sessão Solene na Assembleia Legislativa celebra os 90 anos do IBGE
Deputados reconheceram o papel fundamental da instituição para a história do Brasil e para a construção de políticas públicas.
Leia mais