Assembleia promoverá em Apucarana, nesta quarta-feira (27), a sua sétima sessão de interiorização

26/02/2013 16h52 | por Luiz Alberto Pena e Nádia Fontana.
Cidade de Apucarana (PR)

Cidade de Apucarana (PR)Créditos: Edson Denobi

Cidade de Apucarana (PR)
A Assembleia Legislativa realizará nesta quarta-feira (27), em Apucarana, na região Centro-Norte do Paraná, a sua sétima sessão de interiorização desta Legislatura – a primeira do gênero neste ano de 2013. A sessão especial acontece no Cine Teatro Fênix, espaço multicultural localizado no centro da cidade, a partir das 18 horas, e dá prosseguimento ao projeto que começou a ser desenvolvido ainda em 2011, com o objetivo de permitir a prestação de contas das atividades do Legislativo estadual em diferentes localidades e também para possibilitar que os deputados colham diretamente da população, das entidades de classe e da sociedade organizada as principais reivindicações de cada região. “Queremos deixar claro que o Poder Legislativo não é só de Curitiba, mas de todo o Paraná, de todos os paranaenses”, destaca o presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB).

O presidente do Legislativo lembra que a descentralização das atividades da Assembleia favorece o levantando permanente das principais demandas dos diferentes municípios, com os deputados podendo interagir diretamente com os cidadãos. Munidos de informações e conhecendo de perto as diferentes realidades regionais, as diferentes peculiaridades, Rossoni garante que os deputados passam a contar com muito mais elementos para intervir na promoção de mudanças, de transformações que beneficiem as populações locais. Além disso, ele destaca que essa é mais uma ocasião para que se prestem as devidas contas à sociedade sobre as ações administrativas que têm transformado a Assembleia nos últimos anos, desde a eleição e a posse da Mesa Executiva da Casa, em fevereiro de 2011. “Evoluímos muito desde então, saindo de uma posição intolerável e do mais profundo descrédito. Com o apoio do conjunto dos deputados conseguimos reverter radicalmente a situação e recolocar o Legislativo no lugar destacado que lhe cabe. Hoje nossa Assembleia já é referência de qualidade para todas as demais”, acrescentou Rossoni.

Histórico
– A primeira sessão itinerante foi realizada em Londrina, no dia 17 de março de 2011. Na ocasião, o presidente da Assembleia sublinhou a importância do projeto de interiorização da Casa, reafirmando a intenção de percorrer todas as regiões do estado. Depois, pela ordem, aconteceram sessões em Cascavel, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Maringá.

O deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Assembleia Legislativa, lembra por sua vez que a interiorização em Apucarana será a terceira a ser realizada pelo Legislativo no Norte do Estado, já que as outras duas se deram em Londrina e em Maringá: “Será mais uma oportunidade de prestarmos contas das ações desenvolvidas na Assembleia e de ouvirmos reivindicações e propostas feitas pela população local. De posse das informações os deputados passam a ter melhores subsídios para apresentar projetos, transformando o Legislativo em um instrumento de viabilização das propostas, em sintonia com as necessidades regionais”.

Homenagens
– Durante a sessão em Apucarana a Assembleia Legislativa fará a entrega do título de Cidadão Benemérito do Paraná ao jornalista Baltazar Eustáquio de Oliveira, mais conhecido como Taquinho, e prestará homenagens a doze ex-deputados estaduais da região. São eles José Domingos Scarpellini, Orlando Pessuti, João Falavinha Iensen, Antonio Costenaro Neto, Paulo Maia de Oliveira, Ratinho Junior (atual secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná), Vanderlei Iensen (in memoriam), José Colombino Grassano, Irondi Pugliesi, Jorge Amin Maia Filho, Jorge Amin Maia (in memoriam) e Antonio dos Santos Maciel Filho.