Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia promoveu em média uma audiência pública por semana em 2016 Nada menos que 46 audiências públicas foram realizadas ao longo do período, muitas vezes lotando o Plenário e o Plenarinho do Legislativo.

07/01/2017 09h20 | por Trajano Budola
Audiência Pública.

Audiência Pública.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Audiência Pública.

As audiências públicas dominaram as manhãs da Assembleia Legislativa do Paraná no ano de 2016. Foram 46 no total, o que, considerando os períodos de recesso, resultou praticamente na média da realização de um evento por semana. Tudo isso em consonância com o objetivo da Mesa Executiva de aproximar a população cada vez mais dos trabalhos da Casa, com intensos debates sobre os mais diferentes temas, da promoção e defesa da agricultura familiar aos direitos das populações atingidas pela construção de barragens no Paraná.

As audiências também lotaram as galerias do Plenário com as prestações de contas quadrimestrais da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA) aos deputados. As exposições, comandadas pelo secretário Mauro Ricardo Machado Costa cumprem um mandamento constitucional e são sempre muito concorridas entre os parlamentares, além de atraírem grande interesse entre a população.

Educação – Um dos parlamentares que mais atuou em audiências públicas ao longo do ano foi o deputado Hussein Bakri (PSD). Ele preside a Comissão de Educação da Assembleia e comandou encontros com o Plenarinho tomado por estudantes, pais, professores e membros da comunidade escolar, além de sindicalistas e pessoas interessadas no assunto, que tem impacto direto na vida das comunidades. “Nós fizemos audiências para tratar da discriminação de estudantes lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) nas salas de aula. Também para tratar da influência da tecnologia sobre os alunos, que pode se tornar um problema muito sério”, exemplificou Bakri, que também mediou diversas situações de conflito no período, como presidente da Comissão de Educação.

De acordo com o deputado, o apoio da Mesa Executiva para que se abram cada vez mais as portas da Assembleia à população tem sido fundamental. Ele tem expectativa de ver crescer ainda mais o interesse e a participação das pessoas, daqui para frente. “Isso nos engradece muito. O presidente Traiano sempre nos cobra muito para que cada comissão exerça seu papel e nós estamos cumprindo isso à risca”, conclui Hussein Bakri.

[interna id=7623 /

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação