Assembleia realiza audiência pública sobre a política de diagnóstico precoce e tratamento da dermatite atópica Evento na segunda-feira (18) reunirá médicos, gestores e pacientes para debater o PL 502/2023 de autoria da deputada Maria Victoria (PP). Assembleia também receberá a exposição itinerante “A Realidade na Pele da Arte”.

14/09/2023 10h03 | por Assessoria Parlamentar
A deputada Maria Victoria (PP) é a proponente da audiência pública.

A deputada Maria Victoria (PP) é a proponente da audiência pública.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A deputada Maria Victoria (PP) é a proponente da audiência pública.

A Assembleia Legislativa do Paraná realiza, na próxima segunda-feira (18), audiência pública para debater a criação da política estadual para o diagnóstico precoce e tratamento da demartite atópica. A audiência foi proposta pela deputada Maria Victoria (PP), que também é autora do projeto de lei PL 502/2023 que trata sobre o tema. 

“É o momento de ouvir e receber contribuições para construirmos uma legislação completa que garanta o suporte, diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Queremos ampliar o conhecimento sobre a doença como forma de combater o preconceito”, afirma Maria Victoria.

A dermatite atópica é uma doença genética, crônica e não contagiosa, que causa inflamações na pele, crostas, lesões e coceiras. Dados demonstram que apesar de comum em diferentes faixas etárias de crianças e adultos, a dermatite atópica é desconhecida da maior parte dos brasileiros.

Estudos da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) apontam que 59% dos brasileiros já tenham apresentado pelo menos um dos sintomas característicos da dermatite atópica. Porém, o diagnóstico correto ocorreu em apenas 1% dos casos. Outros 2% foram diagnosticados como alergia.

A dermatite atópica é, inclusive, uma das causas de absentismo de crianças e jovens nas escolas. Levantamento sobre bullying na escola e discriminação no trabalho apontou que a doença afetou negativamente a qualidade de vida de 51,6% dos entrevistados, e 68,8% a consideraram limitante para a rotina. Além disso, 39,3% dos alunos foram vítimas de bullying e 33,9% dos trabalhadores sentiram-se discriminados.

Audiência

O evento, a partir das 09h30min no Plenário da Assembleia, reunirá, de forma híbrida (presencial e online), médicos e especialistas da área de renome internacional, gestores públicos do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde, representantes das associações de pacientes e dos laboratórios, pacientes e familiares que sofrem com a doença.   

“Será um debate franco e enriquecedor, queremos ouvir aqueles que possuem o conhecimento técnico e a vivência sobre a doença. Esperamos receber ideias e sugestões para aprimorar o projeto de lei”, acrescenta Maria Victoria.

A médica dermatologista, doutora Sineida Berbert Ferreira, é uma das palestrantes confirmadas. Com mais de 37 anos de atuação na área, ela é referência nos temas dermatite atópica, psoríase e em outras doenças autoimunes.

Também confirmaram participação o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, doutor Heitor de Sá Gonçalves e o doutor Paulo Oldani, chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado e Coordenador do Comitê de Novas Tecnologias e Acesso, entre outros.

Exposição

Como parte das ações da Audiência Pública, a Assembleia Legislativa receberá a exposição itinerante “A Realidade na Pele da Arte” composta por obras famosas que passaram por uma intervenção artística, simulando a presença de dermatite atópica.

A mostra é uma iniciativa do laboratório Pfizer Brasil e ficará exposta das 9h do dia 18 às 16h30 do dia 19 no Espaço Cultural. 

Híbrida

Os interessados podem participar e contribuir com a Audiência Pública sobre a política estadual da dermatite atópica por meio Zoom (link)  ou acompanhar a transmissão ao vivo pela TV Assembleia e pelas redes sociais oficiais da Casa.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação