Assembleia realiza primeira sessão deliberativa e aprova os projetos constantes da pauta

05/02/2013 18h13 | por Nádia Fontana
Sessão plenária do dia 05 de fevereiro

Sessão plenária do dia 05 de fevereiroCréditos: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

Sessão plenária do dia 05 de fevereiro
Na primeira sessão ordinária do ano da Assembleia Legislativa, realizada nesta terça-feira (5), que marcou o início dos trabalhos propriamente deliberativos em Plenário, os deputados paranaenses votaram uma pauta integrada por quatro projetos de lei e mais 30 indicações parlamentares. Durante a sessão diversos parlamentares se pronunciaram sobre temas ligados à economia do estado, e também homenagearam os quatro deputados que agora iniciam seus mandatos – Tercílio Turini (PPS), Gilberto Martin (PMDB), Alceu Maron Filho (PSDB) e Wilson Quinteiro (PSB).

O deputado Douglas Fabrício (PPS), 2º vice-presidente da Casa, que conduziu os trabalhos, deu as boas vindas aos novos parlamentares em nome da Mesa Executiva, quando destacou a importância das discussões e votações em Plenário. Fabrício assumiu a direção da sessão em função de viagem do deputado e presidente Valdir Rossoni (PSDB).

No início da tarde, ao instalar a primeira sessão deliberativa de 2013, Rossoni anunciou que estava indo para Brasília. Ele viajou acompanhado pelo 1º secretário, deputado Plauto Miró (DEM), para prestigiar a posse do novo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o paranaense Sérgio Luiz Kukina, oriundo dos quadros do Ministério Público estadual.

Comissões
– Além das votações em Plenário, os deputados paranaenses estão nesta semana deliberando sobre a recomposição das comissões técnicas permanentes, especiais ou de inquérito. A formação das comissões tem que ser alterada em consequência da posse dos novos parlamentares.

Desde o início do ano, eles substituem os deputados Reni Pereira (PSB), que assumiu a Prefeitura de Foz do Iguaçu; Marcelo Rangel (PPS), novo prefeito de Ponta Grossa; Cesar Silvestri Filho (PPS), que agora é prefeito em Guarapuava; e Augustinho Zucchi (PDT), que passou a comandar a Prefeitura de Pato Branco. O Poder Legislativo estadual conta hoje com 25 comissões permanentes, que têm caráter técnico-legislativo ou especializado, e fazem parte da estrutura institucional da Casa.

Pauta
– Entre as 30 indicações parlamentares aprovadas na primeira sessão ordinária estão a proposta do deputado Douglas Fabrício (PPS) que reivindica mais recursos ao Hospital Municipal e Maternidade Moreira Sales, do município de Moreira Sales; a do deputado Evandro Junior (PSDB), que solicita a revitalização da estrada que faz a ligação entre os municípios de Itambé e Marialva; e a do deputado André Bueno (PDT), que sugere a disponibilização de duas viaturas ao 6º Batalhão da Polícia Militar de Cafelândia.

Nova sessão ordinária será realizada nesta quarta-feira (6), no horário regimental das 14h30.