Assembléia Realiza Sessão de Posse da Academia Paranaense de Letras

18/09/2006 19h49 | por Flávia Prazeres
Para Editoria de PolíticaDistribuído em 18/09/06Jornalista: Flávia PrazeresA Assembléia Legislativa realizou nesta segunda-feira (18), por proposição do governador em exercício, Hermas Brandão (PSDB), uma sessão especial para empossar na cadeira 26 da Academia Paranaense de Letras, o escritor Léo de Almeida Neves, O novo acadêmico ocupa a cadeira que era do escritor Wilson Bóia, falecido em 2005.“É uma dádiva ser aceito na Academia Paranaense de Letras, sob a presidência do destacado escritor e homem público Túlio Vargas. Assumo poucos dias antes desta Academia completar 70 anos de trajetória, abrindo os expoentes maiores da nossa intelectualidade, imortais na perenidade de sua produção literária, mas se reciclando com novos membros, na seqüência do destino inexorável da existência humana”, afirmou Léo de Almeida.O escritor também falou em seu discurso sobre os letrados que fizeram parte da Academia: “Não foi difícil perceber que meus predecessores na cadeira nº 26, o patrono, o fundador e o primeiro ocupante, engrandeceram a língua portuguesa, como igualmente o fizeram todos os que por sete décadas enaltecem esta Academia Paranaense de Letras”.Também estiveram presentes o governador em exercício, Hermas Brandão, o presidente da Academia Paranaense de Letras, Túlio Vargas, o secretário municipal das Finanças, Luiz Eduardo da Veiga Sebastiani, o vereador Ângelo Batista e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, Lauro Grein Filho.BIOGRAFIA - Léo de Almeida, filho de Francisco Ray Neves e Noêmia Almeida Neves, nasceu em Ponta Grossa no dia 22 de março de 1932. Economista formado pela Faculdade de Ciências Econômicas do Paraná em 1953 e advogado pela Faculdade de Direito da Universidade do Paraná em 1954. Exerceu o jornalismo no Diário do Paraná.O escritor é procurador federal aposentado e já trabalhou em 1970 na Companhia Cacique Solúvel, sede e fábricas em Londrina e escritório em São Paulo. É membro eleito do Conselho Deliberativo do Centro das Indústrias do Estado do Paraná e integra o Conselho Superior da Associação Comercial do Paraná.Uma das razões para o escritor ser empossado na Assembléia Legislativa é que Léo de Almeida foi deputado estadual (PTB) e federal (MDB e PMDB). Como escritor, produziu diversas obras sobre a atualidade brasileira, entre elas “Destino do Brasil: Potência Mundial” e “Vivência de fatos históricos”. Além disso, foi dirigente de órgãos federais e participou de entidades de classe culturais. Atualmente, é empresário do setor agroindustrial.