Assembléia Realiza Sessão Solene Em Comemoração Aos 153 Anos da Polícia Militar

06/08/2007 19h52 | por Flávia Prazeres
Para Editoria de PolíticaDistribuído em 06/08/07Jornalista: Flávia PrazeresASSEMBLÉIA REALIZA SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 153 ANOS DA POLÍCIA MILITARA Assembléia Legislativa do Paraná, por proposição do primeiro vice-presidente da Casa, Antonio Anibelli (PMDB), realizou nesta segunda-feira (06), às 18 horas, uma sessão solene em comemoração aos 153 Anos da Polícia Militar do Paraná, tendo sido presidida pelo segundo vice-presidente, o deputado Augustinho Zucchi (PDT).“Quero cumprimentar a Polícia Militar do Paraná pelos 153 anos de existência, aos quais se somam, de forma especial, as comemorações pelos 150 anos da Banda da Polícia Militar”, lembrou Zucchi.O deputado progressista Antonio Belinatti também mencionou a criação da banda da Polícia Militar, feita através da Lei nº. 30 em 1857. E ainda assinalou que a biografia da corporação da PM é paralela a história do Paraná. “Afinal, a criação da Polícia Militar foi fundamental para garantir a ordem na jovem Província”, ressaltou. “Em todas as épocas e em todos os tempos a Polícia Militar do Paraná incumbiu-se da defesa e da honra, assim como da integridade do nosso Estado. A corporação é integrada pelo espírito de sacrifício, de heroísmo, de abnegação e de disciplina de todos os seus componentes”, assinalou o propositor.A solenidade foi aberta pela banda da Polícia Militar e na seqüência foi dado início ao protocolo, com apresentação dos componentes da Mesa e execução do Hino Nacional. Logo em seguida, Belinatti discursou a todos: “A corporação militar é uma instituição de referência em nossa sociedade, formadora de quadros, guardiã da segurança pública, tendo a nobre missão de agir em benefício da população”, destacou.“Por isso, a verdadeira força dessa instituição não pode nem jamais deverá se dar a não ser a partir do exemplo, por todos reconhecido, do respeito à ordem. A compreensão deste princípio e a sua prática cotidiana estão na origem da democracia, da qual o Poder Legislativo é certamente o mais importante pilar”, completou.Depois foi feita a leitura da placa alusiva aos 153 Anos da Polícia Militar, valorizando os trabalhos prestados pela corporação a toda sociedade, que foi entregue ao comandante-geral da PM, Nemésio Xavier de França Filho. Na ocasião, o comandante-geral também destacou que a sessão solene de homenagem à PM por parte da Assembléia, que abriga os representantes da sociedade, é motivo de orgulho. “Sabemos que a segurança pública preocupa a todos, principalmente àquelas autoridades que tem o dever de dar proteção à população, mas esse evento é o reconhecimento do nosso trabalho”, disse.O cel. Nemésio Xavier ressaltou ainda as dificuldades e a árdua tarefa desempenhada pelos policiais militares e lembrou que esses profissionais “são os agentes públicos, por vezes, mais acessíveis entre as autoridades constituídas do Estado, pois sua atuação compreende o trabalho diário em todos os 399 municípios paranaenses”. O militar também fez alusão e agradeceu o trabalho desempenhado pelos policiais da Reserva, “por tão relevante contribuição à PM” e aos militares que morreram em atividade, “em favor da defesa da população”O Coronel Rubens Guimarães de Souza, representando o secretário da Segurança Pública Luiz Fernando Delazari, disse em seu discurso que é grande o esforço do atual secretário em melhorar as condições de trabalho da PM. “Sou testemunha do esforço que se está fazendo para melhorar as condições de trabalho dos policiais, com a compra de mais equipamentos e maior segurança, e mesmo na qualificação dos militares, já que trabalhamos com o conceito de polícia comunitária”, afirmou, acrescentando que existe um grande trabalho para aproximar a PM da sociedade. A sessão solene contou ainda com a presença do General de Divisão Luiz Guilherme Terra Amaral, comandante da 5ª. Região Militar e 5ª. Divisão de Exército. Também estiveram presentes os deputados Bete Pavin (PMDB), Felipe Lucas (PPS), Luiz Malucelli Neto (PSDB), Mauro Moraes (PMDB), Rosane Ferreira (PV), Teruo Kato (PMDB) e Waldir Pugliesi (PMDB).HISTÓRIA – A Polícia Militar do Paraná foi criada em 10 de agosto de 1854 como Companhia da Força Policial pelo então presidente da nova Província, Zacarias de Góes e Vasconcelos. Na ocasião, o presidente nomeou capitão de 1ª Linha do Exército Imperial, Joaquim José Moreira Mendonça, que teve como compromisso a organização da corporação, sendo na época composta por 67 homens. A história da PM paranaense, de acordo com o Líder do PMDB na Assembléia, Waldir Pugliesi, teve importante participação em episódios históricos do País, entre eles, o combate na Guerra do Paraguai em 1865, a Revolução Federalista em 1893 e a participação na Guerra do Contestado, ocorrida em 1913.