Assembleia realiza sessão solene em homenagem ao Dia da Guarda Municipal Por proposição dos deputados Ney Leprevost e Ratinho Junior, evento destacou a atuação de 50 guardas municipais por serviços prestados à comunidade.

09/10/2017 14h54 | por Trajano Budola

Sessão solene alusiva ao "Dia do Guarda Municipal" por proposição dos deputados Ney Leprevost (PSD) e Ratinho Junior (PSD).Créditos: Noemi Froes/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoveu na manhã desta segunda-feira (9) uma sessão solene em homenagem ao Dia da Guarda Municipal, comemorado anualmente, em todo Brasil, no dia 10 de outubro. O evento foi proposto pelos deputados Ney Leprevost (PSD) e Ratinho Junior (PSD), e contou com a presença de servidores municipais de diferentes localidades do Paraná. A abertura dos trabalhos ficou a cargo do deputado Guto Silva (PSD), 1º vice-presidente da Casa. Foram entregues, ainda, menções honrosas a 50 guardas municipais paranaenses que se destacaram nos serviços prestados a suas comunidades.

Para Ney Leprevost, a homenagem é um reconhecimento público de toda sociedade aos profissionais que desempenham função primordial na segurança pública do estado. “Os guardas municipais são as forças da lei que estão mais próximos das comunidades, das pessoas. Portanto, queremos em nome do povo do Paraná agradecer aos que tiveram atos heroicos ao longo de suas carreiras e estimular outros para que, diante das dificuldades que enfrentam em seus trabalhos, possam se dedicar com amor e afinco a esta nobre atividade”, afirmou o deputado.

De acordo com Ratinho Junior, a guarda municipal deixou, há anos, de ser apenas protetora do patrimônio público das cidades, e passou a ser braço de apoio às forças de segurança no combate a criminalidade. “Quando há sinergia entre as polícias e a guarda municipal quem ganha é a comunidade. Segurança pública se faz sobre o tripé, com presença física das forças policiais junto com os guardas municipais, inteligência de investigação e tecnologia”, explicou. “A guarda municipal pode ser um bom instrumento nesta sinergia pela segurança dos nossos cidadãos”, afirmou.

O inspetor Antônio Reginaldo Moreira da Silva representou no ato o secretário municipal da Defesa Social de Curitiba, Guilherme Rangel. Ele falou, em nome de todos os guardas municipais do Paraná, da satisfação pelo reconhecimento marcado na Assembleia. “É uma lembrança das atividades que as guardas municipais realizam e a atitude que tomam na segurança pública, em um momento em que o Brasil passa por grandes dificuldades nesta área. Nós contribuímos com isto, na integração de todas as forças de segurança. Nossa intenção é que as guardas cresçam cada vez mais no país todo”, explicou.

Participaram da sessão solene ainda os deputados Rubens Recalcatti (PSD), Claudio Palozi (PSC) e Alexandre Guimarães (PSD), além do deputado federal Fernando Francischini (SD) e do vereador de Curitiba, Felipe Braga Cortes (PSD), e do presidente do Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba (Sigmuc), Luiz Vecchi da Silva, entre outras autoridades.

Data nacional – O Dia da Guarda Municipal, data nacional em alusão ao trabalho desemprenhado pelos servidores municipais de segurança, foi instituído pela Lei federal nº 12.066/2009 e é comemorado anualmente em 10 de outubro. Já a Lei nº 13.022/2014 trata do Estatuto das Guardas Municipais, que institui normas gerais para as guardas municipais e incumbe a estas instituições de caráter civil, uniformizadas e armadas, a função de proteção municipal preventiva.

Ouça o Podcast relacionado