Assembleia realiza sessão solene em Ponta Grossa nesta quarta-feira (24) Solenidade proposta pela deputada Mabel Canto (PSDB) vai homenagear personalidades do município e dos Campo Gerais.

23/05/2023 18h45 | por Assessoria Parlamentar
A solenidade, proposta pela deputada Mabel Canto, contará com as presenças do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (à dir.), e do 1º secretário da Casa, deputado Alexandre Curi.

A solenidade, proposta pela deputada Mabel Canto, contará com as presenças do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (à dir.), e do 1º secretário da Casa, deputado Alexandre Curi.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A solenidade, proposta pela deputada Mabel Canto, contará com as presenças do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (à dir.), e do 1º secretário da Casa, deputado Alexandre Curi.

A Assembleia Legislativa do Paraná realiza nesta quarta-feira (24), na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), sessão solene de entrega dos Títulos de Cidadania Benemérita e Honorária do Estado do Paraná, que homenageará os empresários Laurival Pontarollo, César Moro Tozetto, Jeroslau Pauliki, Luiz Renato Durski Junior e José Sebastião Fagundes Cunha. Os títulos foram propostos pela deputada estadual Mabel Canto (PSDB) e pelos ex-deputados Jocelito Canto e Plauto Miró.

Mabel Canto, propositora da sessão, disse estar contente e animada para o evento. “É uma alegria realizar uma sessão solene da Assembleia Legislativa do Paraná em Ponta Grossa, justamente no ano em que nossa cidade completa 200 anos. Além disso, é uma honra homenagear cidadãos da nossa cidade e dos Campos Gerais que contribuem para o desenvolvimento do Paraná”, comemorou a parlamentar.

A sessão solene é uma homenagem aos 200 anos de Ponta Grossa e será presidida pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), acompanhado do primeiro secretário, deputado Alexandre Curi (PSD). A cerimônia ainda contará com a presença de familiares, amigos, autoridades e outras personalidades de Ponta Grossa e região.

Serviço

Sessão Solene – “Títulos de Cidadania Benemérita e Honorária do Estado do Paraná”

Data: 24/05/2023

Horário: 18h

Local: ACIPG

Endereço: Av. Visconde de Taunay, 1855, Ronda, PG/PR.

Confira os perfis dos homenageados:

Junior Durski

Luiz Renato Durski Junior, mais conhecido como Junior Durski, é natural de Prudentópolis, mas passou grande parte da sua infância em Ponta Grossa. Formado em Direito, chegou a exercer a advocacia, sendo eleito aos 20 anos para o cargo de vereador em Prudentópolis/PR.

Aos 22 anos Durski decide ir para Amazônia e montar uma madeireira, onde residiu durante 15 anos na cidade de Machadinho D’ Oeste, em Rondônia.

Foi então em 1999, que Durski deu seu ponta pé inicial para o mundo gastronômico, abrindo o Restaurante Durski, que funciona até os dias de hoje em Curitiba. Alguns anos depois, em 2005, daria então, início ao grupo Madero.

No início, como não poderia ser diferente, enfrentou muitas dificuldades, isso fez com que Durski repensasse em suas estratégias, desde a composição do hamburguer, acompanhamentos e valores, transformando no hoje conhecido como “the best burger in the world”.

O grupo Madero está presente diversas cidades, espalhadas por todo o Brasil, além de ser referência no setor alimentício, onde tem mais de 250 restaurantes, incluindo o Restaurante Durski e o Jeronimo Burger.

Além de todo conhecimento e fama por ser um inigualável empreendedor, Junior Durski é convidado constantemente para dar palestras em todo Brasil, sempre com o carisma intacto, seu nome virou por todos, sinônimo de grande sucesso.

Laurival Pontarollo

Laurival Pontarollo, nascido em 30 de outubro de 1960, na localidade de Boa vista, município de Guamiranga (PR), filho de Edelzira Lisboa Pontarollo e Mario Pontarollo, atualmente é referência no comércio de feijão em todo o Brasil graças a marca que leva o seu sobrenome, o Feijão Pontarollo.

Pontarollo chega a Ponta Grossa em 1996, com um grande sonho, tornar-se comerciante. Com muito trabalho e dedicação esse sonho hoje é uma realidade. Atualmente o grupo comercializa seu produto em todos os grandes supermercados de regiões como Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Após 26 anos, a sede localizada em Ponta Grossa conta com mais de 4 mil metros de área construída, além de maquinários e frota própria de veículo.

Para retribuir o que a cidade Ponta Grossa lhe proporcionou, o grupo Pontarollo é patrocinador oficial do Operário Ferroviário, time pelo qual Laurival alimenta grande admiração, inclusive tendo exercido a presidência do clube entre os anos de 2012 e 2016, período no qual o clube ponta-grossense viveu grandes momentos, como a conquista do campeonato estadual em 2015, diante do Coritiba.

Laurival é patrono do projeto social chamado “Amigos do Pontarollo”, que consiste num grupo de amigos que se reúnem para ajudarem projetos sociais nas mais diversas áreas, em Ponta Grossa.

Jeroslau Pauliki

Jeroslau Pauliki nasceu no município de Arapoti, Paraná, onde viveu até sua adolescência. Seu sonho era ser auxiliar de escritório, foi vendedor de verdura, barbeiro, cobrador de ônibus e auxiliar de oficina mecânica.

Aos 18 anos, surgiu a grande oportunidade de mudar-se para Ponta Grossa, com o seu primeiro trabalho numa oficina mecânica, conseguiu fazer curso de datilografia e redação comercial.

A oportunidade de abrir uma empresa surgiu quando cursava a faculdade de economia em Ponta Grossa, já estava com 34 anos, casado e com filhos. Jeroslau e seu sócio possuía como patrimônio inicial, uma brasília laranja e um imóvel, que foram vendidos para comprar um caminhão que seria utilizado em suas atividades. Em 1978 foi inaugurada a primeira loja do Mercado de Móveis Ponta Grossa, com o intuito de atender o público consumidor do bairro Ronda. Hoje, com mais de 40 anos de história, o Grupo MM é uma das maiores redes de varejo do Sul do Brasil, com mais de 190 lojas.

O espírito empreendedor de um homem simples, vindo de uma família de origem humilde, enaltece a garra e a perseverança do cidadão paranaense.

Cesár Moro Tozetto

César Moro Tozetto nasceu em Ponta Grossa no dia 7 de dezembro de 1965. Formado pela UEPG em 1988, MBA em Administração de Empresas pela FGV em 2002, pós-graduado em Gestão Estratégica de Varejo pela Provar-FIA-USP. Foi membro do conselho comunitário de segurança de Ponta Grossa no período de 1993 a 1997, e também, vice-presidente da Associação Comercial de Ponta Grossa de 1994 até 2006. 

Há mais de 30 anos trabalha na empresa de sua família, o Grupo Tozetto, que de um armazém de secos e molhados inaugurado em 1928, tornou-se uma grande rede de supermercados, na qual César ocupa o cargo de diretor comercial, contando com 5 lojas e mais de 1500 colaboradores. Os supermercados Tozetto contribuem com diversas entidades assistenciais em Ponta Grossa.

Além disso, as empresas que dirige possuem Selo Social da Prefeitura de Ponta Grossa, desde a sua criação, destacando-se dentre as empresas que contribuem com o maior número de projetos certificados pelo programa.

Além da rede de supermercados, Cesar diversificou sua atuação empresarial e hoje é sócio e diretor do ramo de empreendimentos imobiliários, atendendo desde o público beneficiado pelos programas de incentivo do governo federal, como o “Minha casa minha vida”, até aqueles que desejam imóveis em condomínios fechados de alto padrão.

José Sebastião Fagundes Cunha

José Sebastião Fagundes Cunha, nasceu em Águas de Lindóia, no dia 19 de setembro de 1957. Formou-se em Direito pela faculdade de Direito do Sul de Minas, em 1980.

Ao chegar em nosso Estado, exerceu o cargo de Delegado de Polícia, Professor do Curso de Direito da UEPG, e no ano de 1986, ingressou na magistratura por meio de concurso público para juiz substituto, desempenhando suas funções nos municípios de Guarapuava e Castro. Em 1988, foi nomeado juiz de Direito titular da comarca de Salto do Lontra, vindo a atuar posteriormente em Maringá e finalmente em Ponta Grossa.

Em 2006, passou a exercer o cargo de juiz de Direito Substituto em segundo grau, alcançando o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça em 2010.

O Desembargador Cunha é autor de inúmeros projetos, não só nas ciências jurídicas, mas nos campos da filosofia e pedagogia, área na qual fundou a Fundação Cultural e Educacional CESCAGE, renomada instituição de ensino superior de nossa cidade.

De fato, foram diversas as realizações na promoção da Educação e da Literatura especializada, além de sua brilhante atuação profissional. Também, é Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná; Pós-doutoramento pela Universidade de Coimbra - Centro de Estudos Sociais.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação