Assembleia realiza sessão solene para comemorar os 35 anos do Coral Paraná

14/10/2014 18h54 | por Sandra C. Pacheco, com colaboração de Neusa Pohl.
Deputado Douglas Fabrício (PPS).

Deputado Douglas Fabrício (PPS).Créditos: Sandro Nascimento (Alep / crédito obrigatório)

Deputado Douglas Fabrício (PPS).
Por iniciativa do deputado Stephanes Júnior (PMDB), a Assembleia Legislativa realizou sessão solene no final da tarde desta terça-feira (14) para comemorar os 35 anos do Coral Paraná. O grupo tem sido parceiro frequente do Legislativo estadual, participando de inúmeras atividades na Casa, além de eventos em diversos órgãos do Estado. O próprio coral, acompanhado pela Banda da Polícia Militar, incumbiu-se da execução dos hinos e de outros números musicais, entre eles a canção “Estão voltando as flores”, do compositor parnanguara Paulo Soledad.

Para o deputado Stephanes Júnior, que presidiu a sessão, “trata-se do reconhecimento a um abnegado grupo de servidores que, além de suas atividades rotineiras, arranja espaço para ensaios e apresentações, levando adiante o nome do funcionalismo público estadual paranaense, inclusive a outros estados”. O parlamentar fez a entrega de placas e arranjos de flores ao maestro Paulo Kühn, à maestrina Ellisana Gazda Kühn e à presidente do Coral, Dinazil Juçara Rodrigues. Cada um dos membros do grupo recebeu um diploma de menção honrosa.

História
– Com o objetivo de estimular o interesse pela música entre os funcionários públicos, proporcionando-lhes, simultaneamente, momentos de cultura e lazer, o governador Ney Braga, ainda na década de 1970, determinou a criação do Coral Paraná. A primeira apresentação oficial, com 126 integrantes, aconteceu no dia 6 de julho de 1980, em missa rezada em frente ao Palácio Iguaçu pelo Papa João Paulo II, quando de sua visita à Curitiba. Desde 1979 até hoje foram centenas de apresentações nos mais diversos centros culturais do Paraná e até de outros estados, executando um repertório eclético, que inclui obras de compositores brasileiros, canções internacionais, músicas sacras, clássicas, eruditas, folclore e hinos pátrios.

Patrocinado pelo Governo do Paraná, através da Secretaria da Administração e Previdência, e com o apoio da Assembleia Legislativa, o coral tem como regentes Paulo Kühn e Ellisana Gazda Kühn, auxiliados por Jonatas Jesse Borges e Paulo Murilo Pultinavicius. A coordenação está a cargo da diretoria, composta por Dinazil Juçara Rodrigues, Cecília Maria Agner e Arluce do Rocio Risden Mariot.




Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação