Assembleia recebe visita de estudantes integrantes da Caravana da Cidadania

17/11/2014 16h02 | por Sandra C. Pacheco

Estudantes que compõem a Caravana da Cidadania são recebidos pelo presidente do Legislativo paranaense.Créditos: Nani Gois/Alep

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), recebeu em seu gabinete, no início da tarde desta segunda-feira (17), um grupo de 17 dos 32 estudantes que tiveram seus trabalhos selecionados dentro do programa Geração Atitude, idealizado pelo Ministério Público do Paraná, sob inspiração do Movimento Paraná Sem Corrupção, e concebido a partir de convênio de cooperação técnica firmado entre a Assembleia Legislativa, a Secretaria de Estado da Educação e o próprio MPPR.

Os jovens vieram acompanhados por seus professores orientadores e integram a chamada Caravana da Cidadania. Além do Legislativo estadual, fizeram visitas guiadas às sedes dos Poderes Executivo e Judiciário e do Ministério Público, bem como aos principais pontos turísticos da capital paranaense. No encontro com Rossoni, um dos estudantes observou que sua gestão foi marcada pelas ações de moralização e modernização do Legislativo estadual e quis saber como isso foi possível.

O presidente da Comissão Executiva reafirmou a importância do Portal da Transparência nesta iniciativa, “como um instrumento que fez com que o próprio parlamentar passasse a se fiscalizar de forma mais efetiva e a prestar contas de seus atos rotineiramente. Contei com o apoio decisivo de meus companheiros da Comissão Executiva e da minha equipe. Além do reconhecimento da sociedade, essa nova postura também gerou algumas resistências, que pesaram na minha decisão de disputar um mandato federal nas últimas eleições”, disse.

E um dos professores orientadores indagou o que vai acontecer com as sugestões de projetos de lei selecionadas pelo projeto. Rossoni garantiu que vai estudá-las com carinho e recomendá-las à próxima direção da ALEP, uma vez que a atual Legislatura está se encerrando: “Estou certo de que a nova direção da Casa gostará de tê-los como parceiros”, antecipou. Vários integrantes do grupo, que estava acompanhado pelo promotor de Justiça Eduardo Cambi, fizeram questão de posar para fotos ao lado do presidente e o acompanharam até o Plenário, onde assistiram a sessão.

No início dos trabalhos, Cambi foi convidado a usar a tribuna para explicar o projeto e seus objetivos. E em nome dos visitantes falou o estudante Vítor Debastiani Valer, aluno do Colégio Estadual de Pato Branco, selecionado em razão de um projeto de lei que torna obrigatória a exibição de vídeos educativos antidrogas nas aberturas de shows, sessões de cinema, eventos culturais, feiras agropecuárias e similares com aglomeração de pessoas.

Guia do Cidadão – O programa “Geração Atitude” inclui o Guia do Cidadão, que já está disponível no site da ALEP (www.alep.pr.gov.br) e consiste numa cartilha com informações que visam fazer da cidadania um exercício cotidiano. Em linguagem simples e direta, aborda o funcionamento dos três Poderes, conceitos de política, cidadania e democracia, entre outros, com explicações sobre o papel desempenhado por prefeitos e vereadores, governadores e deputados estaduais, presidente da República e parlamentares federais. Refere-se ainda às atribuições de promotores e procuradores de Justiça, de juízes de Direito e de desembargadores. Há capítulos específicos dedicados ao processo eleitoral, aos procedimentos necessários à formação de um grêmio estudantil ou a participação dos estudantes na escolha dos diretores de escolas.

Em seu espectro mais amplo, o programa prevê um intenso trabalho de promoção da cidadania junto às escolas públicas estaduais, com o objetivo de permitir que os estudantes do ensino médio e técnico possam efetivamente vivenciar o exercício da cidadania e da representação política. Este trabalho de base, na versão Geração Escola, estabelece ações em salas de aula com a participação de promotores de Justiça, fundadas na versão impressa da cartilha, envolvendo os núcleos de ensino médio no estado.

Gincanas culturais também estão sendo promovidas e gerando conteúdos para uma série de 23 programas que já começaram a ser transmitidos pela TV Sinal – emissora que integra a Agência de Notícias da Assembleia Legislativa. Os programas foram gravados em Curitiba e em municípios do Interior, em formato de gincana entre escolas do ensino médio (Gincana da Cidadania). As perguntas e respostas são baseadas nas informações contidas no Guia do Cidadão, como incentivo adicional para a consulta daquele material. O programa ganhou projeção nacional e está sendo disponibilizado para todo o país pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Ouça o Podcast relacionado