Assembleia se moderniza e fica mais próxima do cidadão, diz Romanelli
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) assumiu nesta quarta-feira (1º), o novo mandato na Assembleia Legislativa e fez um balanço das atividades desempenhadas como primeiro-secretário, função que exerceu desde 2019. “Hoje, a Assembleia Legislativa do Paraná é uma casa de leis moderna, que ficou mais próxima do cidadão”, afirmou.
Romanelli compôs a Mesa Diretora do legislativo paranaense nos últimos quatro anos. Como primeiro-secretário, assumiu a responsabilidade da gestão administrativa e financeira da Assembleia. “Uma das grandes conquistas foi a economia de R$ 1,2 bilhão. Estes recursos foram devolvidos aos cofres do Estado e se transformaram em obras e melhorias para os nossos municípios”, destacou.
A economia citada pelo deputado ajudou a compor o programa Paraná Mais Cidades, executado em parceria com o Governo do Estado. Metade dos recursos utilizados são oriundos do orçamento do legislativo. “É um dinheiro que está sendo aplicado diretamente na modernização das cidades e na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, salienta Romanelli.
O deputado também destaca os investimentos na modernização de sistemas e processos da Assembleia Legislativa. Ele ressalta a aplicação de novas plataformas tecnológicas que eliminaram o uso de papel, com o uso da plataforma SEI (Sistema Eletrônico de Informação), e soluções que permitiram a realização de sessões plenárias e audiências públicas de forma remota, principalmente nos momentos mais críticos da pandemia.
O enfrentamento ao coronavírus foi outro tema de atenção. Segundo Romanelli, a Assembleia Legislativa liberou R$ 37,7 milhões para a Secretaria Estadual de Saúde investir no combate à pandemia. “Contribuímos para que novos leitos de UTI e de enfermaria fossem contratados, assegurando atendimento hospitalar adequado em todo o Paraná”, explicou Romanelli.
Avanços
“Em quatro anos foi possível avançar em muitas áreas, na gestão administrativa e de pessoas, no processo legislativo e na transparência das atividades de deputadas e deputados”, afirmou Romanelli. Também houve conquistas para as mulheres, ressalta ele. “Criamos a Procuradoria da Mulher e instituímos a Bancada Feminina”, exemplifica.
Romanelli observa ainda a ampliação da participação popular nas discussões legislativas. O deputado cita o envolvimento da sociedade nas audiências públicas realizadas pela Frente Parlamentar sobre os Pedágios que foram realizadas em todo o Estado. “Facilitamos o acesso das pessoas às discussões importantes para o Paraná, além de modernizar a TV Assembleia e ampliar as redes sociais do legislativo”.
Conheça as ações promovidas pelo deputado Luiz Claudio Romanelli como primeiro-secretário da Assembleia Legislativa:
Economia
• R$ 1,2 bilhão devolvidos aos cofres do Governo do Estado e investidos em ações de melhoria dos municípios (Paraná Mais Cidades);
• Transferência de R$ 37,7 milhões do Femalep ao Governo do Estado (SESA) para o enfrentamento à Covid-19 (2020) – aquisição de leitos de enfermaria e UTI. Lei complementar 221/2020;
• Economia de 30% na tarifa de energia com a aquisição no Mercado Livre da Copel.
Modernização
• Implantação da Plataforma SEI (Sistema Eletrônico de Informação) para digitalização de processos. Mais segurança nas informações e aprovações. Eliminação do trânsito de papéis;
• Protocolo informatizado. Todos os processos, pedidos e controles implantados e mapeados. Pesquisas e consultas com total confiabilidade;
• Instalação de plataformas tecnológicas para manter a produtividade administrativa e legislativa durante a pandemia.
Inovações
• Instituição de sessões remotas, amparadas por soluções tecnológicas de ponta;
• Tramitação eletrônica de projetos de lei e requerimentos (SEI);
• Criação da Bancada Feminina;
• Criação da Procuradoria da Mulher;
• Pela primeira na história da Alep, obrigatoriedade de participação feminina na Mesa Diretora;
• Criação da Frente Parlamentar sobre o Pedágio, com audiências públicas em todas as regiões do Estado;
Gestão Administrativa, Financeira e de pessoal
• Portal da transparência com informações completas sobre compras e contratos;
• Ampliação das atividades da Controladoria, com incumbência fiscalizatória e orientativas;
• Recriação do Fundo Especial de Modernização da Assembleia Legislativa do Paraná (Femalep). Lei complementar 215/2019.
• Processos de compra e controles de contratos totalmente instruídos, sem questionamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE);
• Todos os contratos, aditivos e pagamentos digitalizados e disponíveis para consulta desde 2019;
• Contrato de Facilities – prestação de serviços de terceiros mais econômica e profissional;
• Acesso facilitado a servidores ativos e aposentados ao Plano de Saúde da Unimed, com valores inferiores ao de mercado;
• Capacitação, treinamento e profissionalização de servidores para contratação e gestão de serviços;
• Compras executadas pela plataforma de Pregão Eletrônico do Banco do Brasil, conforme estabelece a legislação estadual;
• Controle de frequência de servidores com biometria;
Transparência
• Novo parque tecnológico da TV Assembleia, com equipamentos próprios e modernos. Encerramento de contratos de alto valor, que oneravam o caixa do legislativo;
• Todas as sessões plenárias e audiências públicas transmitidas pela TV Assembleia e pelas redes sociais do legislativo;
• Portal na Internet totalmente adequado à Lei Geral de Proteção de Dados;
• Uso do sistema GSM do Governo do Estado ampliou a participação de fornecedores nas compras do legislativo.
Nova Infraestrutura
• Restauração do Palácio 19 de Dezembro. A sede do legislativo faz parte do conjunto de edificações de interesse histórico do Centro Cívico;
• Novo elevador para melhoria de acesso aos gabinetes parlamentares;
• Novo restaurante no sistema self-service, com preços de mercado acessível aos servidores do Legislativo e o público em geral;
• Mudanças do sistema de som para o plenário;
• Novo parque de informática, com computadores modernos e eficientes;
• Controle de acesso com mais segurança garante a participação dos cidadãos às sessões plenárias.
Participação popular
• Instalação de um posto de atendimento da Defensoria Pública;
• Massivas campanhas educativas, orientativas e informativas sobre a pandemia de coronavírus;
• Nova estrutura permitiu ampliar o número de audiências públicas e maior participação popular, com possibilidade de acesso.
Notícias Relacionadas
Sebrae mostra pujança da agricultura familiar do Norte Pioneiro, destaca deputado Romanelli (PSD)
Parlamentar defende que inovação no campo vai além da tecnologia e passa pela certificação e pela agroecologia.
Leia maisSessão Solene na Assembleia Legislativa celebra os 90 anos do IBGE
Deputados reconheceram o papel fundamental da instituição para a história do Brasil e para a construção de políticas públicas.
Leia mais
Assembleia Legislativa celebra os 90 anos do IBGE em Sessão Solene na próxima terça-feira (26)
Homenagem é proposta pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Arilson Chiorato (PT).
Leia maisParaná terá Câmara Técnica do Porco Crioulo na Secretaria da Agricultura, afirma deputado Romanelli (PSD)
De acordo com o parlamentar, a iniciativa visa é estimular a criação, a comercialização e a manutenção das raças crioulas no estado.
Leia mais