Assembleia sedia lançamento de livro sobre trajetória de Alvaro Dias Obra com a história política de ex-governador será lançada no dia 7 de novembro no Plenário do Legislativo.

31/10/2023 13h02 | por Thiago Alonso

Créditos: Arte: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Paraná será o local de lançamento de uma obra literária contando a trajetória política do ex-governador e ex-senador Alvaro Dias (PODE). O Poder Legislativo sedia o lançamento do livro “A Travessia de Alvaro Dias” no dia 7 de novembro, a partir das 18 horas, no Plenário da Casa. O texto resgata a história do parlamentar que já atuou como vereador, deputado federal, senador por quatro mandatos e governador do Paraná entre 1987 e 1991. A solenidade será realizada por proposição do deputado Denian Couto (PODE).

O livro é assinado pelo jornalista José Antonio Pedriali, responsável pela pesquisa e entrevistas utilizadas para compor a obra com a trajetória do político com mais de 50 anos de vida pública. O livro é publicado pela Editora Casa Itália. “Este é um livro que retrata a trajetória política de um dos maiores homens públicos da história do País. Este ato na Assembleia é importante para reunirmos a população, a classe política e fazer justiça a uma história irretocável de um homem limpo, que nunca teve escândalo de corrupção ao longo de toda sua vida pública. Por isso estou muito satisfeito de ser o proponente da realização do lançamento do livro sobre o senador Alvaro Dias aqui na Assembleia”, explicou Couto.

Nascido em Quatá (SP) em 1944, Dias se mudou para Maringá aos 10 anos de idade, onde seu pai estabelecia uma fazenda de café. Em 1964, o ex-governador o iniciou o curso de História na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, o embrião da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Alvaro Dias iniciou sua carreira política após ser eleito vereador de Londrina em 1968. Em 1970, concorreu ao cargo de deputado estadual, elegendo-se para a Assembleia Legislativa. Em 1974 e 1978, foi eleito e reeleito deputado federal. Em 1982, o político foi eleito senador da República. Na eleição seguinte, em 1986, foi eleito governador do Paraná. Em 1998, elegeu-se senador da República pela segunda vez, sendo reeleito em 2006 e 2014. Em 2018, candidatou-se a Presidência da República, não se elegendo.

José Antonio Pedriali é jornalista e possui quatro décadas de experiência na profissão. Ele trabalhou em diversos jornais, como Folha de Londrina, Jornal da Tarde e O Estado de S. Paulo. Pedriali é autor de 18 livros, entre eles "Fuga dos Andes" (Record, 2009) e "José Hosken de Novaes, o homem que não se corrompeu" (Casa Itália, 2022). O autor é natural de Londrina.