Assembleia terá sessão especial em apoio ao povo ucraniano

02/03/2022 17h20 | por Cláudia Ribeiro
Podcast A Assembleia Legislativa do Paraná está iluminada com as cores da bandeira da Ucrânia em apoio ao povo ucraniano.

A Assembleia Legislativa do Paraná está iluminada com as cores da bandeira da Ucrânia em apoio ao povo ucraniano.Créditos: Guilherme Masahiro

A Assembleia Legislativa do Paraná está iluminada com as cores da bandeira da Ucrânia em apoio ao povo ucraniano.

Depois de divulgar um manifesto de  apoio incondicional à Ucrânia na defesa dos ataques da  Rússia e lamentar que as negociações de paz entre os dois países não tenham avançado, a Assembleia Legislativa do Paraná, por meio da Comissão Executiva,   promove na próxima segunda-feira (7), a partir das 14h30, uma sessão especial em solidariedade ao povo ucraniano. Foi o que anunciou o primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), nesta quarta-feira (2), no início da sessão plenária, que ele presidiu na ausência do presidente Ademar Traiano (PSDB). Romanelli lembrou que, para marcar o apoio,  a Casa está iluminada com as cores da bandeira da Ucrânia. Bandeira que será hasteada durante a sessão especial, que deve contar com a presença de lideranças ucranianas no Paraná, estado que abriga a maior colônia ucraniana do Brasil.

(Sonora)  

Ao longo da sessão, diversos deputados manifestaram apoio ao povo ucraniano. Entre eles, Michele Caputo (PSDB).

(Sobe som)

Mabel Canto (PSC) diz que é preciso repudiar a guerra e suas consequências para os envolvidos direta e indiretamente no conflito.

(Sobe som)

O deputado Galo (PODE), relatou situações que assistiu  no noticiário, classificando-as como assustadoras.

(Sobe som)

  Ricardo Arruda (PSL) destacou a postura do governo brasileiro  frente à guerra e defendeu a atitude de criar o visto humanitário.

(Sobe som)

Filho de imigrantes libaneses, que vieram para o Brasil fugindo da guerra, na década de 1950, Hussein Bakri (PSD), disse  que o sentimento que tem diante das imagens é de horror.

(Sobe som)

  União da Vitória, de onde vem Bakri, é uma das cidades paranaenses com a maior concentração de  descendentes de ucranianos no Brasil, ao lado de Prudentópolis e  Curitiba. O Brasil hoje abriga a maior comunidade ucraniana da América Latina, com mais de um milhão de pessoas, entre ucranianos e descendentes. 80% deles  vivem no Paraná.

  A maior parte da imigração ucraniana teve origem na crise agrária, a falta de terra para o plantio e a necessidade de buscar melhores condições de vida para as famílias. Ao chegar ao Brasil, o destino dos imigrantes foram os estados do Paraná e de Santa Catarina.

 Para os  deputados estaduais, “É inegável a contribuição das famílias de descendentes para o desenvolvimento de muitas cidades e regiões paranaenses. A Ucrânia é uma nação irmã e as violentas ações militares russas merecem total repúdio”

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação