Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia vai repassar dinheiro para reajuste salarial do funcionalismo

27/05/2015 18h25 | por Diretoria de Comunicação
Presidente da Alep, deputado Traiano (PSDB).

Presidente da Alep, deputado Traiano (PSDB).Créditos: Nani Gois

Presidente da Alep, deputado Traiano (PSDB).

O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (27) que vai abrir mão de R$ 87 milhões do Orçamento da Casa para garantir o reajuste salarial do funcionalismo público e ajudar a colocar fim à greve dos professores estaduais. “Vamos repassar esses recursos que seriam destinados à Assembleia para permitir que seja concedido o aumento de 12% aos servidores públicos estaduais. O governo enfrenta dificuldades financeiras e vamos dar nossa contribuição, resultado da economia que estamos fazendo com os recursos públicos”, explicou Traiano, que participou pela manhã da reunião do secretariado com o governador Beto Richa e apresentou a proposta.

A participação da Assembleia Legislativa nas negociações com o governo – tanto na mediação para o fim da greve, como na ajuda financeira – foi decisiva para resolver o impasse. Isso possibilitou ao Executivo enviar ao Legislativo, nesta quarta-feira, o projeto de lei que garante reajuste salarial de 12% ao funcionalismo público. “A Mesa Executiva se empenhou na busca de uma solução para o impasse em que se encontravam as negociações”, destacou Traiano. Segundo ele, ocorreram diversas reuniões com a participação da base de apoio e também com a oposição. “É hora da razão, de buscar o entendimento”, declarou. Para o presidente da Assembleia, “os filhos dos paranaenses não podem continuar sofrendo”.

“A contenção dos gastos da Assembleia possibilitou as condições financeiras necessárias para contribuir com o governo e assegurar o reajuste salarial”, explicou o primeiro-secretário, Plauto Miró (DEM). Já o líder do Governo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), reconheceu que a proposta poderá ser criticada, mas disse que ela representa o que pode ser feito no momento diante da situação financeira do Estado.

De acordo com o projeto do Executivo, que foi lido na sessão plenária desta quarta-feira, serão concedidos 3,45% nos meses de setembro, outubro e novembro – referentes ao IPC de maio a dezembro de 2014. Além disso, o governo propôs a antecipação da data-base dos servidores de 2016 para janeiro, com aplicação integral do IPCA de 2015, hoje projetado em 8,37%.

O governador Beto Richa agradeceu o apoio e a participação da base do governo na Assembleia na discussão do reajuste dos servidores, que permitiu ao Executivo chegar à proposta que está sendo apresentada. O Legislativo vai repassar R$ 87 milhões para o Estado para reduzir o impacto do aumento nas despesas com a folha. “Chegamos a uma solução em função do esforço feito pelos deputados e pelo governo. Esperamos que todos compreendam o esforço que estamos fazendo. O índice que estamos propondo é o maior do País e está sendo possível porque a solução foi construída em conjunto”, disse Richa. A proposta segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para receber parecer e na sequência será votada pelo plenário.

Críticas – Apesar de terem participado das negociações que culminaram na elaboração da proposta de reajuste, deputados da oposição se revezaram na tribuna do Plenário na sessão desta quarta-feira (27) para criticar a proposta do Governo. Para o deputado Professor Lemos, líder da bancada do PT, a proposta “soa como um insulto. É uma provocação”, frisou. Lemos explicou que defende que seja dado ao funcionalismo o índice cheio, de 8,17%. Já o deputado Tadeu Veneri (PT), líder da Oposição, que fez um breve relato de todas as etapas de negociações que ocorreram durante a greve dos professores, disse que “parece que o Governo não quer uma solução”. “Essa proposta é pior que a anterior”, sublinhou.

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação