Deputado Luis Corti (PSB) pede a taxação da importação de leite e a proibição da reidratação do leite em pó Medidas emergenciais tem como objetivo preservar a produção nacional de leite e garantir a geração de emprego e renda no campo.

15/08/2023 18h20 | por Assessoria Parlamentar
Corti voltou a tribuna para defender medidas de proteção aos produtores.

Corti voltou a tribuna para defender medidas de proteção aos produtores.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Corti voltou a tribuna para defender medidas de proteção aos produtores.

O deputado Luis Corti (PSB) apresentou uma série de requerimentos solicitando ao Governo Federal a adoção de quatro medidas de proteção e incentivo a cadeia produtiva do leite. O parlamentar vem defendendo a implantação de medidas que preservam a competitividade do produto nacional no mercado interno e, consequentemente, estimulam a geração de emprego e renda no campo.

“Na maioria dos pequenos municípios, a maior indústria que esses municípios têm em suas sedes é a cadeia do leite e nós precisamos preservar. A política precisa garantir a renda, precisa garantir receita e a nossa manifestação ocorre em boa hora e, graças a Deus, começa a surtir os efeitos em Brasília e precisamos avançar mais”, afirma Corti.

Os documentos foram encaminhados para o presidente da República, para o vice-presidente da República, para o ministro da Agricultura e Pecuária, para a presidência da Câmara Federal e do Senado e também para a bancada paranaense no Congresso Nacional.

Foram feitas quatro recomendações que vão ao encontro das reivindicações do setor: a proibição da reidratação industrial do leite em pó nacional e importado para fins comerciais; a criação de políticas públicas de vigilância, controle e rastreabilidade da importação do leite em pó, bem como cadastro e monitoramento dos importadores; retorno da alíquota de importação do soro do leite; e a inclusão do leite na lista de produtos sujeitos à tributação para importações feitas a partir de países do Mercosul.

“Quando o governo federal no final do ano passado retirou a taxa de importação parcial começou a entrar leite e derivados de outros países e o preço no Brasil baixou. Isso é a uma ameaça para a geração de emprego, isso é uma ameaça a permanência do nosso agricultor no campo. Nós fizemos uma manifestação veemente e, para a nossa felicidade, no outro dia lá em Brasília as maiores autoridades da área acordaram”, ressaltou o deputado, em novo pronunciamento realizado nesta segunda-feira (14).

Defesa

A necessidade da adoção de medidas emergenciais de apoio à cadeia produtiva do leite vem sendo defendida por Corti desde a semana passada. Em pronunciamentos na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado ressaltou a importância da produção leiteira para a economia paranaenses, em especial, para os pequenos municípios. Dois dias depois o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou em entrevista que o retorno da taxação será tema de discussão no Governo Federal.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação