Assessoria de Imprensa da Alep

28/04/2008 15h49 | por Assessoria de Imprensa da Assembléia Legislativa / Luana Borsari / 41 3350-4188
O ex-deputado federal e ex-prefeito de Nova Esperança, Pedro Sampaio lançou no Salão Nobre da Assembléia Legislativa nesta segunda-feira (28), o livro “Nem Sempre Verdade, Nem Tanto Folclore”. Segundo ele, a obra conta “causos” do interior do Paraná. A renda do livro será revertida para a Comissão de Pequenas Demandas da Associação dos Amigos do Hospital das Clínicas, que está sob a presidência de Maria Inês Borges da Silveira. Para o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nelson Justus (DEM), foi uma honra para a Casa, abrigar o evento. “Recebemos com muita alegria esta figura extraordinária que é o Pedro Sampaio e eu fico muito à vontade de participar deste lançamento porque já li esta obra e sei que ela conta estórias muito especiais de uma pitoresca época paranaense”, afirmou. Ainda para Justus, ações como esta contribuem para valorizar trabalhos importantes como o que realiza o Hospital das Clínicas e abrem as portas do Legislativo para um encontro entre os “amigos do Paraná”, forma como se dirigiu aos presentes. Segundo o autor, os contos são, além de uma homenagem aos colonizadores, também um presente aos moradores do interior do Estado, com os quais conviveu intensamente, principalmente durante a época em que foi prefeito de Nova Esperança (1964-1969). Sampaio não se considera um saudosista, mas diz que no livro revela seu apreço pelas pessoas e pelos bons tempos que viveu no norte paranaense .”Todas as histórias retratadas são coisas que ouvi e que vivi. Mas as partes mais divertidas do que descrevo, estão nos ‘causos’ que presenciei e que posteriormente vieram aos meus ouvidos recheados de novos detalhes.Eu mesmo sou personagem em muitos contos”, comenta. O ex-deputado ainda disse ter tido dúvidas sobre como seria recebido pelo público e fazendo uso das palavras de Caio Plínio Segundo, naturalista romano, modestamente, defendeu sua contribuição à cultura paranaense. “Nenhum livro é tão ruim sob certo aspecto que não possa ser útil”, brincou. Para Maria Inês Borges da Silveira, além de um grande amigo, Pedro Sampaio demonstrou reconhecimento ao trabalho que ela realiza há 10 anos pelo Hospital das Clínicas. “Eu me sinto gratificada por saber que através do meu trabalho ele beneficia um hospital de referência no Estado, como é o HC. Ele poderia ter escolhido qualquer outra comissão, mas me presenteou quando escolheu a minha”, disse Maria Inês. Participaram do evento o Conselheiro do Tribunal de Contas e ex-presidente da Assembléia Legislativa Hermas Brandão, os deputados federais Eduardo Sciarra (DEM) e Affonso Camargo (PSDB), a presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, Maria Elisa Ferraz Paciornik entre outras personalidades paranaenses.