Assessoria de Imprensa da Alep

27/11/2009 10h01 | por Adriana Ribeiro 41 3350-4188
Mais de cem pessoas participaram na noite dessa quinta-feira (26), da sessão solene de entrega de Título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná a Luiz Donaduzzi, fundador e diretor-presidente da Prati Donaduzzi, uma das maiores indústrias farmacêuticas do país. A sessão realizada pela Assembleia Legislativa aconteceu no Olinda Park Hotel, em Toledo, região Oeste do Estado, e reuniu políticos, familiares, amigos e representantes da comunidade. Nelson Justus (DEM), presidente da Assembleia Legislativa, fez questão de participar da homenagem. “Luiz Donaduzzi é um exemplo a ser seguido. Em 15 anos de muito trabalho e dedicação ele conseguiu tornar uma pequena empresa em uma das maiores indústrias de medicamentos do Brasil, que gera milhares de empregos aos paranaenses”, disse. Agradecido pelo título, Luiz Donaduzzi lembrou que a Prati Donaduzzi investe em tecnologia e na compra de novos equipamentos, mas que uma das maiores metas da empresa é o desenvolvimento de pessoal. “Nós treinamos nossos colaboradores porque sabemos que eles são nossa maior riqueza”, disse. Entre as ações desenvolvidas pela empresa para alcançar esse objetivo está o oferecimento de bolsas de estudo para seus funcionários. O deputado Duílio Genari (PP), autor da proposição, falou do crescimento de Toledo, que no próximo dia 14 completará 57 aos de fundação, e da importância de seu povo para o desenvolvimento do município. “Toledo é um município que ao longo de sua história se desenvolveu rápida e ordenadamente, graças ao trabalho dedicado, sabedoria e espírito comunitário e empreendedor de pessoas vindas de várias regiões do país, entre as quais, em 1993, a família de Luiz Donaduzzi”, lembrou. Participaram ainda da sessão solene o deputado federal Dilceu Sperafico (PP); os deputados estaduais Élio Rusch (DEM), Ademir Bier (PMDB) e Elton Welter (PT); e o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato.HISTÓRIA – Com pouco mais de 15 anos de fundação a Prati Donaduzzi passou de uma pequena empresa com cinco funcionários em uma das maiores indústrias farmacêuticas e dona de um dos melhores laboratórios de pesquisa do Brasil. Com know-how, a empresa vende tecnologia para a fabricação de medicamentos genéricos a multinacionais do setor farmacêutico. Atualmente, a Prati Donaduzzi gera 3 mil empregos, o que a torna a segunda maior empregadora de Toledo. A história da empresa começou em 1993, quando o casal de farmacêuticos Carmen e Luiz Donaduzzi, recém-chegados de cursos de mestrado e doutorado na Europa, buscava um local para iniciar um negócio. Inicialmente se instalaram em Recife (PE), mas logo se mudaram para Toledo, onde receberam um terreno doado pela prefeitura e incentivos estaduais. De uma indústria farmacêutica, tornou-se um grupo empresarial com estrutura verticalizada, que pesquisa, fabrica, embala e transporta os medicamentos que produz. No ano passado, a Prati Donaduzzi foi a empresa que mais registrou novos medicamentos genéricos na Anvisa, liderando um mercado disputado por 72 grupos. Uma das metas da empresa é montar um centro de pesquisa em fármacos do país. Para isso, investe na contratação de pesquisadores, a maioria deles captados em universidades da região Sul. Hoje, mais de 300 pesquisadores trabalham no grupo. Os Donaduzzi apostam ainda na formação de um projeto farmacêutico brasileiro para reduzir a dependência nacional por farmoquímicos vindos principalmente da China e da Índia.