NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria de Imprensa da Alep
15h10
por Jornalista Luana da silva Borsari / (41) 3350-4188
2 min de leitura
815 visualizações
A Comissão de Sáude da Assembleia Legislativa realizou reunião com a Federação dos Hospitais do Paraná (FEHOSPAR), para analisar a situação dos convênios firmados entre a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e os hospitais. A reunião foi nesta quarta-feira (18), na sala das Comissões e contou com a participação da diretora de psiquiatria da FEHOSPAR, Maria Emília Mendonça, para quem “os hospitais estaduais estão impossibilitados de realizar seu trabalho por falta de reajuste adequado e regularização das verbas emergenciais suplementares provenientes da SESA, principalmente os do interior do estado”. O deputado Ney Leprevost (PP), presidente da Comissão “O grupo de trabalho que representou a FEHOSPAR conta com o apoio total e irrestrito da Comissão de Saúde, que com certeza levará à tribuna as necessidades relatadas e cobrará do governo do Estado providências”. Para a deputada Rosane Ferreira (PV), “a intenção da Comissão é intervir na negociação entre a FEHOSPAR e a SESA, levando ao conhecimento do secretário Gilberto Martins a realidade diária dos hospitais, sensibilizando-o, a fim de atingir o objetivo final dos trabalhos, que é obter mais recursos para o setor da psiquiatria em todo o Paraná”, disse. A FEHOSPAR pede suplementação em diárias para seis hospitais do interior, que estão incluídos no Plano Operacional da SESA, dos quais dois não receberam reajustes e outros quatro sequer receberam repasses nos últimos meses. Para Maria Emília, os hospitais chegaram no limite máximo de seu endividamento. “Os gestores precisam cumprir as prerrogativas constitucionais ou não será possível continuar”, afirma. Os casos em que a situação financeira se encontra mais crítica são os da Clínica Psiquiátrica de Londrina e Hospital San Julian, de Piraquara. O primeiro não recebe recursos da SESA desde agosto do ano passado.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais