Assessoria de Imprensa da Alep

08/12/2008 15h42 | por jornalista: Luana da Silva Borsari/ Divulgação/ 33504188
O secretário de estado da Saúde Gilberto Martins, veio à Assembléia Legislativa nesta segunda-feira (08), para apresentar o relatório dos trabalhos da pasta no ano de 2008. No plano Pacto pela Vida, área de atuação dos Centros de atendimento da Mulher e a Criança, a ampliação das UTI’s neonatais resultaram num aumento de 53 credenciamentos - em 2002, eles somavam 169 e em 2008 passaram a 222. Foram investidos R$ 13 milhões na implantação e funcionamento destes Centros e, além das 47 unidades existentes, outras 55 estão sendo construídas. Espera-se que em 2009 sejam licitadas mais 73 unidades que correspondem ao valor de R$ 14 milhões.O secretário também destacou a implantação do Centro Hospitalar de Reabilitação do Paraná, que foi uma das obras prioritárias em investimento nesta gestão do Governador Requião. No total foram investidos R$ 27 milhões em obras e R$ 10,8 milhões em equipamentos. O número de leitos de UTI também subiu de 782 para 1.307 em seis anos. No combate à febre amarela 85% dos paranaenses já foram vacinados nos últimos dez anos. Em 2008, foram notificados 127 casos, mas houve apenas um óbto por febre amarela, além disso, foram enviadas ao Paraguai 55 mil doses de vacina para prevenir o risco de surto. Na luta contra a rubéola foram instalados mais de 4.800 pontos de vacinação em todo o Estado, que atenderam a mais de três milhões e meio de pessoas entre 20 e 39 anos. “Destaco as ações de combate à doenças reemergentes como um dos principais problemas que enfrentamos em 2008, mas nossa ação foi eficiente e reduzirmos praticamente 98% do número de casos de dengue em comparação a 2007”, afirmou Martins. Martins destacou a construção de Hospitais Regionais como os que já funcionam em Paranaguá e em Londrina, ao mesmo tempo em que são feitas ampliações de outros hospitais em todo o Estado. Salientou o programa de apoio aos hospitais municipais e as iniciativas em prol do Hospital Pequeno Príncipe e do Hospital das Clínicas de Curitiba, que receberam importantes recursos para a ampliação da oferta de serviços. “Enfim, o governo tem protagonizado ações que possibilitaram a ampliação das UTIs móveis, a ampliação do Siate e a criação de mais leitos de UTI em hospitais do interior. Somadas, essas iniciativas aumentaram a oferta de atendimento”, declarou.O secretário ainda elencou as prioridades da pasta para 2009. “O bom funcionamento dos hospitais citados anteriormente será uma estratégia de descentralização do atendimento e as novas Unidades de Atendimento à Mulher e à Criança são uma forma de combater a mortalidade infantil”, explicou. Um outro ponto importante para o qual foram apontadas as iniciativas e perspectivas para 2009, refere-se à situação dos servidores. Neste campo Martins declarou que a secretaria trabalha em várias frentes. “Atuamos para ampliar e capacitar o quadro de funcionários, oferecendo cursos de capacitação e recapacitação em todas as regiões do Paraná, temos atuado também na discussão com sindicatos sobre um plano de cargos e salários para o SUS, mas ainda estamos na fase da composição da mesa de discussões, que é uma exigência do Sistema único de Saúde”, disse. Ele acrescenta que o Estado pretende realizar um teste seletivo no início do ano que vem e um concurso público, para o final de 2009, para que possa pensar a renovação dos quadros. “Uma boa parcela dos trabalhadores já está entrando em fase de aposentadoria, além disso, com os novos hospitais e as ampliações, teremos maior demanda por número de servidores”, argumenta Martins. Para o promotor Marco Antônio Teixeira a avaliação apresentada foi interessante porque trouxe à Casa os números da produtividade em relação às ações e serviços que a secretaria desenvolveu, mas fez uma ressalvava. “Naturalmente que se houvesse mais tempo, seria o caso de nós também termos acesso aos problemas que a saúde apresenta. O acesso à produtividade é interessante, mas nós sabemos que temos muitas questões que ainda estão por resolver e, penso que se tivessem propiciado esta oportunidade, também teríamos expostas as dificuldades em face das quais o Ministério Público tem pautado seu trabalho”. Martins ainda salientou a importância do bom relacionamento entre o Legislativo e o Governo. “A relação entre a secretaria e a Assembléia Legislativa é fundametal, pois é o legislativo que aprova as regras e delimitações das ações que devem ser desonvolvidas, essencialmente nas áreas que devem receber rescursos”. Ele explicou que, por este motivo, a secretaria vem mantendo um contato estreito coma Assembléia. “Eu estou satisfeito com o apoio que a Assembléia tem prestado à secretaria, principalmente na pessoa do presidente Nelson Justus (PMDB) e do presidente da Comissão da Saúde, Ney Leprevost (PP), entre outros colaboradores parlamentares, envolvidos na causa da saúde pública, como Rosane Ferreira (PV), Luis Eduardo Cheida (PMDB), Felipe Lucas (PPS) e Dr. Batista (PMN).”, declarou. O presidente Nelson Justus (DEM) também exaltou a qualidade do relacionamento entre os órgãos, mas lembrou que antes de tudo, “a prestação de contas expostas pelo secretario de Estado da Saúde vem cumprir um papel constitucional”.