NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria de Imprensa da Alep
15h35
por Flávia Prazeres
Fonte: Assessoria de Imprensa da Assembléia Legislativa do Paraná/(41)3350-4188
2 min de leitura
636 visualizações
Projeto de lei apresentado nesta semana pelo deputado Edgar Bueno (PDT) determina que as escolas comuniquem ao Estado casos de violência contra a criança e o adolescente. A matéria ainda será analisada pelas comissões permanentes antes de ser votada em plenário.A notificação deverá ser encaminhada pela direção da escola à autoridade policial competente e ao Conselho Tutelar da cidade. Além disso, o comunicado deve ir acompanhado de atestado emitido pelos profissionais de educação que detectaram a ocorrência e será feita sob sigilo.Para o deputado, a tomada destas providências deverá servir de combate à violência contra crianças e adolescentes. Na avaliação dele, os estabelecimentos educacionais contam com equipes multiprofissionais aptas a detectarem este tipo de abuso contra menores de idade.CEROL – Começa a ser discutida na Assembléia uma outra proposta do pedetista, a que proíbe a fabricação e a comercialização do cerol. O produto é utilizado para a confecção de pipas e papagaios e, de acordo com o deputado, é responsável por diversos acidentes. Proposta similar já havia sido apresentada anteriormente pelo deputado Ney Leprevost (PP), entretanto, não foi acatada pela Comissão de Constituição e Justiça, onde são analisadas a constitucionalidade e a legalidade de todas as proposições que passam por aqui.A primeira proposta proibia a utilização do cerol ao invés da fabricação, o que segundo o parecer da Comissão interfere no poder de polícia do Estado. Além disso, delegava atribuições ao Corpo de Bombeiros e a Secretaria da Fazenda.O novo texto também estipula multa aos estabelecimentos que não seguirem a norma. O valor da multa poderá dobrar em caso de reincidência.A matéria ainda será analisada pelas comissões permanentes da Assembléia Legislativa antes de ser votada em plenário. Caso seja aprovada pelos deputados será enviada à sanção ou ao veto do governador Roberto Requião (PMDB).
Notícias Relacionadas
11:01
Deputada Maria Victoria (PP) destaca aprovação de projetos que valorizam o agronegócio e as produtoras rurais
Propostas assinadas pela parlamentar criam o Prêmio AGROALEP, que homenageará destaques do setor, e instituem o Dia Estadual da Produtora Rural.
Leia mais
08:48
Aprovação de projeto assegura continuidade dos estudos de filhos de mulheres vítimas de violência, aponta deputado Professor Lemos (PT)
Texto prevê vaga na rede pública estadual e transferência para escolas de qualquer município paranaense sempre que a mudança de endereço for necessária para proteger a mãe ou as crianças.
Leia mais
21:17
Escola do Legislativo aproxima estudantes universitários do Parlamento estadual
Atividade lúdica e palestras estimularam reflexão e aprendizado sobre democracia e Poder Legislativo.
Leia mais
18:30
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais