Assinado o convênio para a criação da Ceasa de Ponta Grossa

16/09/2011 17h07 | por Adriana Ribeiro
O deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Assembleia Legislativa, participou ontem (15) da abertura oficial da 34ª Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Ponta Grossa (Efapi 2011). Durante o evento foram assinados vários convênios que garantem investimentos e benefícios para Ponta Grossa, como a criação da Central de Distribuição e Comercialização para distribuição de produtos hortifrutigranjeiros na região dos Campos Gerais e a liberação de R$ 3,8 milhões para obras de ampliação da rede de esgoto do município. Também foi lançado um selo alusivo ao evento.
O termo de cooperação para a instalação da Ceasa de Ponta Grossa foi assinado pelo secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, pelo prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho, e pelo presidente da Ceasa-PR, Luiz Damaso Gusi. Pelo acordo, a Secretaria do Estado da Agricultura e Abastecimento e a Ceasa organizarão o sistema de compra e venda de produtos e a prefeitura cederá o terreno, a infraestrutura necessária ao empreendimento e os recursos humanos para o funcionamento da central.
O deputado Plauto Miró lembrou que a criação da Ceasa de Ponta Grossa era uma reivindicação antiga da região. “Essa central beneficiará os produtores, que garantirão a venda de seus produtos, e também os consumidores, que passarão a ter um local onde poderão encontrar alimentos frescos e saudáveis”.
Norberto Ortigara também destacou que a unidade terá uma ampla atuação. Segundo ele, a central atenderá tanto os produtores, que ganham um canal de comercialização para seus produtos com o aval do Governo do Estado, quanto os consumidores da região, que poderão comprar alimentos seguros. A previsão é que a unidade comece a funcionar no início de 2012.
O presidente da Ceasa-PR, Luiz Damaso Gusi, explicou que a Central de Distribuição e Comercialização de Ponta Grossa reunirá atividades de compra e venda de produtos hortifrutigranjeiros, flores, mudas e insumos agrícolas. Para isso, vai contar também com o apoio da Emater na organização dos produtores.
Efapi – A 34ª Efapi será realizada até domingo (18), no Centro Agropecuário e Centro de Eventos de Ponta Grossa, oferecendo várias atrações aos visitantes. De acordo com a organização, a feira deverá movimentar aproximadamente R$ 40 milhões em negócios e receber 300 mil visitantes. Uma iniciativa da Sociedade Rural dos Campos Gerais, o evento reúne mais de 2 mil expositores.
UEPG– Em sua passagem por Ponta Grossa nessa quinta-feira, o governador Beto Richa e o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes, assinaram o repasse de R$ 2,7 milhões para melhoria e aperfeiçoamento de cursos de graduação e pós-graduação. Os recursos são oriundos do Fundo Paraná, que é gerido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.