Atendimento ortopédico pelo SUS é tema de audiência pública

12/12/2017 14h34 | por Kharina Guimarães
((Descrição do áudio))

As dificuldades enfrentadas pelos médicos ortopedistas para prestarem o atendimento adequado e célere à população pelo Sistema Único de Saúde foram apresentadas durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (11). As reivindicações da categoria e sugestões para reestruturação do sistema de atendimento farão parte de um documento que será encaminhado para as Câmaras de Vereadores e para o Ministério da Saúde.

O debate foi uma iniciativa do deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), que destacou a importância de unir esforços em busca de soluções efetivas que resultem em benefícios a população.

Sonora

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia no Paraná, Renato Raad, a demanda excessiva dos traumas em decorrência dos acidentes de trânsito tem lotado os hospitais que prestam atendimento pelo SUS e impedido uma assistência adequada aos pacientes que apresentam alguma doença crônica, que aguardam anos por um procedimento.

Sonora

Somente um dos hospitais que fazem o atendimento de ortopedia e traumatologia pelo SUS em Curitiba utiliza 83% do total de recursos disponíveis para o setor apenas com o atendimento emergencial. Outra queixa da categoria é a falta de controle efetivo da fila de espera para cirurgias eletivas. Cada unidade tem uma lista própria e alguns pacientes estão cadastrados em mais de uma.

Além da reestruturação da forma de atendimento, o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia no Paraná defende a adoção de ações educativas e medidas preventivas.

Sonora

O documento elaborado a partir do debate de hoje servirá de base para que a discussão continue de forma descentralizada no Paraná, permitindo que profissionais de outras cidades apresentem as demandas de cada região e colaborem com sugestões para melhorias.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.