Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Ato da Presidência oficializa a formação da Frente Parlamentar da Mobilidade Sustentável

02/08/2012 14h25 | por Nádia Fontana
Deputado Stephanes Junior (PMDB) coordenará Frente da Mobilidade Sustentável.

Deputado Stephanes Junior (PMDB) coordenará Frente da Mobilidade Sustentável.Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputado Stephanes Junior (PMDB) coordenará Frente da Mobilidade Sustentável.
A formação da Frente Parlamentar da Mobilidade Sustentável, que será coordenada pelo deputado Reinhold Stephanes Junior (PMDB), foi oficializada nesta semana através do ato de nº 16/12, assinado pelo presidente Valdir Rossoni (PSDB) e publicado no Diário Oficial da Assembleia Legislativa, edição de 1º de agosto. A Frente tem por finalidade “acompanhar, conceber, fomentar e criar políticas públicas voltadas às questões que permeiam a mobilidade urbana sustentável”.

Passam a integrar esse movimento os deputados Luiz Eduardo Cheida (PMDB), Marla Tureck (PSD), Adelino Ribeiro (PSL), Marcelo Rangel (PPS), Douglas Fabrício (PPS), Francisco Bührer (PSDB), Nelson Luersen (PDT) e Rasca Rodrigues (PV), além de Stephanes Junior. De acordo com o ato da Presidência, todos os trabalhos deverão ser processados com observância das disposições contidas no Regimento Interno do Poder Legislativo e demais disposições aplicáveis.

A constituição da Frente Parlamentar da Mobilidade Sustentável começou a ser discutida no primeiro semestre deste ano. Posteriormente, no início de julho, foi apresentado um requerimento assinado pelos deputados Rasca Rodrigues e Stephanes Júnior, e apoiado ainda por outros nove parlamentares, propondo a formalização deste movimento. O requerimento foi aprovado em sessão plenária por unanimidade.

Transporte – De acordo com o documento, o objetivo é fomentar e acompanhar a implantação de políticas públicas que viabilizem mecanismos de acesso aos diferentes modais de transporte e deslocamento nos municípios paranaenses. “Sua constituição intenta em propiciar a integração dos cidadãos, seus bens e serviços essenciais ao trabalho, à moradia e ao lazer, ampliando a segurança e a qualidade de vida através do aumento da mobilidade e da acessibilidade de todas as pessoas, principalmente das mais carentes, propiciando a circulação, a fluidez e a paz no trânsito entre veículos particulares, motocicletas, meios de transporte coletivo e dos transportes não motorizados, como forma de garantir o crescimento urbano sustentável e uma apropriação mais justa e democrática dos espaços públicos, colaborando de vez para a formação e a consolidação da boa qualidade de vida nas diferentes cidades do nosso Estado”, argumentam os autores na justificativa do requerimento.

Os deputados destacam ainda que a mobilidade urbana sustentável é o resultado de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da priorização dos modos de transporte coletivo e não motorizados “de maneira efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável”.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação