Deputados voltam da Assembleia Itinerante de Astorga com mais de 130 demandas
Evento na Agroast foi a 36ª edição e a última de 2025.
Os deputados estaduais voltaram de Astorga, onde aconteceu a última edição da Assembleia Itinerante de 2025, com mais de 130 demandas, reivindicações e pedidos da população da região. As solicitações contemplam áreas estratégicas como saúde, infraestrutura urbana e rural, segurança pública, educação, assistência social, desenvolvimento econômico, esporte, tecnologia e mobilidade. As reivindicações foram formalizadas por entidades como a Prefeitura de Astorga, a Câmara Municipal, a ACEAA (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Astorga), a Rede de Combate ao Câncer, o Hospital Regional Cristo Rei, a APAE, a Sociedade Rural, além da Amusep (Associações dos Municípios do Setentrião do Paraná).
Entre os principais pedidos da Prefeitura, destacam-se investimentos em modernização administrativa e tecnológica, com a aquisição de equipamentos de informática, redes de TI, softwares, veículos e estrutura para o Paço Municipal. Também foram solicitadas obras estruturantes, como a pavimentação do Parque Industrial Ricieri Resquetti, revitalizações urbanas, construção de barracões industriais, além de investimentos em saúde, incluindo novas unidades básicas, ampliação da Clínica da Mulher e da Criança, sede do CAPS, veículos para atendimento e custeio de equipes especializadas.
A saúde também esteve no centro das demandas apresentadas por entidades. A Rede de Combate ao Câncer de Astorga solicitou veículo utilitário, custeio de suplementos alimentares e equipamentos hospitalares. Já o Hospital Regional Cristo Rei pediu a aquisição de equipamentos completos para a implantação de uma nova sala cirúrgica, enquanto a APAE reivindicou notebooks e um micro-ônibus adaptado para o transporte de alunos e pacientes.
No campo da segurança pública, pedidos recorrentes envolveram o aumento do efetivo policial, o reforço das estruturas da Polícia Militar e da Polícia Civil, a implantação e integração de câmeras de monitoramento, além de melhorias no atendimento de emergência. A ACEAA e a Câmara Municipal também defenderam ações de ordenamento urbano, fiscalização do cabeamento aéreo e ampliação da iluminação pública.
A infraestrutura viária regional concentrou reivindicações estratégicas, como a duplicação da PR-218 nos trechos Astorga/Sabáudia, Astorga/Iguaraçu e Astorga/Arapongas, pavimentações rurais, melhorias em trevos industriais, drenagem urbana e manutenção de rodovias estaduais. A Amusep reforçou a necessidade de atenção especial do DER/PR para a conservação, a segurança viária e a ampliação da malha rodoviária que atende Astorga e municípios vizinhos.
Notícias Relacionadas
Assembleia Itinerante encerra participação na Expoingá com foco em cidadania, formação política e aproximação com a população
Programação da Assembleia Itinerante reuniu estudantes, idosos, empreendedores e lideranças regionais em ações de educação legislativa, debates públicos e serviços à comunidade durante a feira em Maringá.
Leia maisAssembleia Itinerante leva capacitação sobre compras públicas à Expoingá e aproxima empreendedores das oportunidades do setor público
Palestra da Escola do Legislativo orientou empresários, microempreendedores e servidores sobre como participar de licitações; programação da Assembleia Itinerante segue movimentando a feira em Maringá.
Leia maisAssembleia Legislativa fortalece presença regional durante a Expoingá, avalia Sociedade Rural de Maringá
Para a instituição, participação da Casa na feira reforça diálogo com lideranças, impulsiona cidadania e amplia conexão entre o Parlamento e o interior do Paraná.
Leia maisComunicação 5.0, cidadania e memória do Paraná marcam mais um dia da Assembleia Itinerante em Maringá
Programação reuniu palestra sobre inteligência artificial no setor público, atividades educativas com estudantes, ações voltadas aos idosos e exposição histórica da Assembleia Legislativa do Paraná.
Leia mais