Atuação e assessoramento político requerem ação profissional para o bom desempenho parlamentar Palestra promovida pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa apresentou mecanismos para que as pessoas que trabalham e desejam atuar na política possam se aprimorar nas funções.

29/03/2023 17h19 | por Jaime S. Martins
Durante a palestra, o professor abordou a importância do trabalho de assessoramento parlamentar de forma profissional.

Durante a palestra, o professor abordou a importância do trabalho de assessoramento parlamentar de forma profissional.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Durante a palestra, o professor abordou a importância do trabalho de assessoramento parlamentar de forma profissional.

O bom desempenho de um político pode estar alinhado ao trabalho dos assessores parlamentares. Para isso, é preciso ter uma equipe coesa atuando junto com o político (com ou sem mandato), com capacidade de buscar soluções, atuar de forma profissional e, assim, promover ações visando o bem-estar da população. Pensando nisso, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná realizou, nesta quarta-feira (29), uma palestra com o tema: Atuação Profissional na Política, que foi ministrada pelo Prof. Dr. Lucas Massimo, doutor em ciência política pela UFPR, professor do Centro Universitário Internacional Uninter, onde coordena dois cursos de graduação, o Bacharelado em Ciência Política e o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Partidos Políticos, e é especialista em profissionalização política dos parlamentares brasileiros.

O professor foi categórico ao afirmar que o aprimoramento profissional é essencial para a boa atuação conjunta, do assessor e do assessorado, e que o indivíduo que está dentro do mundo da política precisa conhecer suas regras e saber otimizar as chances que estão colocadas dentro desse universo. “Destaco a importância desses profissionais que atuam com a política, com mandatos ou não, estarem preparados. Costumo dizer que quem estuda bastante erra menos. O objetivo dessa palestra foi o de explicar por quais razões as pessoas que se profissionalizam na política fazem com que o exercício do mandato seja mais orgânico, tenha impacto junto ao eleitorado e, com isso, aumentam a probabilidade de, se o parlamentar desejar a reeleição, de ele ter sucesso”, afirmou.

Lucas salientou que é importante essa discussão, da profissionalização na política, estar acontecendo agora no início de mandato, porque, segundo ele, “é nesse momento em que estão se constituindo as equipes, e que as decisões acertadas ou equivocadas serão tomadas. Acertadas ao que vai acontecer daqui a quatro anos. Se daqui a quatro anos o parlamentar tiver êxito ao tentar a reeleição, provavelmente isso estará relacionado às decisões que foram tomadas agora no início do mandato, momento em que está se montando a equipe do seu gabinete”, explicou agradecendo a oportunidade da Escola do Legislativo da Assembleia em abrir esse espaço de discussão sobre o tema.

O professor disse ainda que não existe uma fórmula para a profissionalização, um diploma de político profissional, mas estudos constantes e o dia-a-dia da política vão fazer com que essas pessoas se tornem profissionais. “Penso que é fundamental saber como funciona o mundo da política e compreender os elementos do processo legislativo, não apenas os formais. Conhecer a dinâmica de uma Assembleia e também entender que o trabalho do parlamentar não acaba dentro do parlamento. O exercício de um mandato parlamentar é o momento da representação, tornar presente quem está ausente. Trazer o eleitor para dentro do processo governamental e é isso que os políticos profissionais fazem no dia-a-dia. O trabalho de base é fundamental”, disse. “O parlamentar acabou de ser eleito. Agora que vai começar a justificativa, o momento de devolver para a população o que ele prometeu nas eleições. É um trabalho de quatro anos e não se pode perder tempo. É preciso um trabalho racional, e é isso o que a gente espera de uma assessoria especializada com conhecimento técnico e da política brasileira”, concluiu.

Participantes

Foram quase 300 inscritos para a palestra que lotou o Auditório Legislativo da Assembleia e contou com a participação de pessoas de diversas partes do país, já que o evento foi realizado em formato híbrido, presencial e on-line. Para a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Roberta Picussa, o formato adotado na pandemia e é algo que veio para ficar e a palestra cumpre a missão da Escola de capacitar servidores e a população em geral. “A Assembleia Legislativa começa um mandato novo, temos muitos deputados e assessores entrando na Casa e é importante que a gente capacite, justamente sobre a questão política. A política é uma atividade que tem peculiaridades, tem certos conhecimentos que você precisa adquirir, e a Escola do Legislativo que capacitar essas pessoas para essa atividade”, relatou. “Tivemos muitas inscrições de vários lugares do Brasil. Uma grande procura e a gente acredita que é um assunto de interesse de assessores, deputados e pessoas que estudam esse tema. O deputado faz a representação da população, mas tem toda uma equipe que o assessora. Precisa de uma equipe capacitada para auxiliá-lo no mandato e fazer com que ele preste um melhor serviço para toda a população que o elegeu”, concluiu.

Clodoaldo José Barbarini, assessor do vereador curitibano Marcos Vieira (PDT), disse que a oportunidade que a Escola do Legislativo promoveu foi de grande importância. “Quanto mais conhecimento que a gente vai adquirindo é importante, não só para a vida pessoal, mas para nós que estamos inseridos na política. Achei importante o tema e até questionei o professor, porque em 2018 vimos que as redes sociais dominaram a política nacional, e quando ele fala que é preciso estar nas bases, é importante que esse tipo de informação venha para todo mundo, não só nas redes”.

Para a assessora da deputada Maria Victoria (PP), Amanda Victoria de Lima Leska, a iniciativa vai servir para que os assessores representem melhor o parlamentar e também a população em suas demandas. “Muito contente com a iniciativa pioneira da Escola do Legislativo, mais uma vez à frente, mostrando que os servidores precisam de capacitação para representar a nossa população e estar ao lado dos nossos parlamentares. Me sinto honrada e grata pela iniciativa”, revelou.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação