Audiência Discute Projeto que Unifica Data de Vestibular

03/07/2007 13h51 | por Jornalista responsável: Neusa M. Lang Pohl / (41) 3350-4188
Foi durante uma audiência pública realizada nesta terça-feira (03), da qual participaram representantes das instituições superiores de ensino, incluindo quatro reitores, vice-reitores e diretores de universidades e faculdades estaduais. Em relação à unificação da data, todos foram unânimes em manifestar posição contrária, alegando que o projeto pode tolher o direito do aluno em buscar a vaga numa cidade próxima. Também destacaram a importância do assunto ser debatido pela Assembléia antes de ser votado. Mesmo com a posição dos dirigentes, Romanelli considerou muito importante a realização da audiência para que todos os aspectos da questão fossem levantados. EXCLUSÃO Atualmente, 106 mil alunos estão concluindo o ensino médio e existem somente 18 mil vagas nas instituições de ensino superior. Com a transformação do projeto em lei haveria aumento da exclusão destes alunos, segundo o reitor da Unioeste, Victor Hugo Zaneti. Pesquisa apresentada na audiência pelos reitores, realizada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, mostra que 88% dos alunos das universidades e faculdades públicas são oriundos de famílias com renda mensal de até dez salários mínimos e, destes, 60% são alunos oriundos de escolas públicas. A mostra aponta ainda que 80% dos alunos são oriundos da própria região, 10% de outras cidades e o restante de outros estados. Os reitores consideram que haveria apenas uma chance ao ano, ou duas no caso de vestibular de inverno, para que os alunos entrassem na universidade, diminuindo as chances de aprovação, já que muitos fazem vestibulares em até seis ou mais instituições. Também é levada em consideração pelos dirigentes das universidades públicas a redução no volume de recursos das inscrições, que são destinados a custear todas as despesas dos vestibulares. POLÊMICA O deputado Valdir Rossoni (PSDB), que foi designado como relator da matéria, foi o responsável pela proposição da audiência. Para ele, o projeto gera polêmica porque acaba interferindo no princípio da autonomia das instituições de ensino superior. Participaram também da audiência os deputados Durval Amaral (DEM), Plauto Miró (DEM), Marcelo Rangel (PPS), Douglas Fabrício (PPS), Valdir Pugliesi (PMDB) e Stephanes Junior (PMDB).