Audiência na Assembleia debaterá condição do índio no Paraná
Para o representante da Arpin-Sul, Lucas Cabaña, a audiência representa um marco para o Paraná. “É importante dialogar e mostrar para a sociedade civil que a questão indígena está há muito tempo inviabilizada no sul do Brasil. A audiência permite levarmos esse debate adiante”, destaca. Além da preservação da cultura dos povos, a regularização fundiária das terras onde vivem estará na pauta de discussões.
De acordo com o Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), o mapa das terras indígenas no Paraná possui 22 áreas demarcadas, além de incluir oito áreas indígenas não-demarcadas e seis territórios ocupados por famílias dispersas. Ao todo, as áreas indígenas totalizam quase 90 mil hectares – o que representa 0,5% do território paranaense. A Secretaria de Estado da Educação aponta que existem aproximadamente 9.015 indígenas, em 17 reservas, abrigando as etnias Kaingang, Guarani e 6 remanescentes do povo Xetá.
Notícias Relacionadas
Audiência pública na Alep debaterá cadeia produtiva da tilápia e aquicultura no Paraná
Organizado pelo deputado Bazana (PSD), evento reunirá representantes do setor produtivo, entidades técnicas, órgãos públicos e lideranças políticas para debater os avanços e desafios da aquicultura paranaense.
Leia maisAudiência Pública debate projeto que propõe reconectar crianças e adolescentes com a natureza no Paraná
Projeto de lei 522/2026, de autoria do deputado Goura (PDT), estabelece diretrizes para a naturalização de equipamentos públicos e busca enfrentar os impactos do excesso de telas e da emergência climática.
Leia maisAudiência Pública online reúne especialistas para debater saúde trans, combate à LGBTIfobia e políticas inclusivas no Paraná
Iniciativa foi da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia, presidida pelo deputado Professor Lemos (PT).
Leia maisRelatório da SEFA detalha alta nos investimentos acima do mínimo constitucional em Saúde e Educação
Secretário da Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara, apresentou balanço do primeiro quadrimestre de 2026 em Audiência Pública no Plenário.
Leia mais