Audiência pública da Assembleia discute evolução do tratamento do diabetes
A Assembleia Legislativa do Paraná promove nesta quarta-feira, 29, uma audiência pública para debater a importância do monitoramento e a evolução do tratamento da diabetes. A proposição da discussão é dos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Alexandre Curi (PSD), primeiro-secretário do legislativo. O encontro será realizado a partir das 14h30, no Plenarinho do Poder Legislativo, com a presença de outros deputados.
“Mais de 10% da população brasileira convive com a diabetes e este é um tema de saúde pública que precisa ser debatido com frequência para que possamos avançar no diagnóstico, no tratamento e no monitoramento da doença”, afirmou Romanelli. “Esta audiência reúne algumas das pessoas com maior conhecimento sobre o diabetes no Paraná”.
Romanelli deve apresentar nas próximas sessões do Poder Legislativo um projeto de lei que institui o Programa de Monitoramento Digital Contínuo de Glicemia no Estado do Paraná. Uma das medidas da proposta é o fornecimento de aparelho digital de medição e sensor de controle glicêmico para os pacientes com idade entre quatro e 17 anos com Diabetes Mellitus (tipo 1 e 2).
Na audiência pública haverá apresentações de Oswaldo Avelino da Silva, presidente da Associação Paraense do Diabético, do médico Mauro Scharf Pinto, que é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Fundador e Pesquisador Clínico do Centro de Diabetes Curitiba e chefe do Serviço se Endocrinologia Pediátrica do Hospital Nossa Senhora das Graças, e da médica endocrinologista Rosangela Reia, mestre em Medicina Interna pela UFPR e coordenadora da Unidade de Diabetes do Hospital de Clínicas (HC).
Também haverá depoimentos de Carolina Lima, que é coordenadora do departamento de convivência do diabético tipo 01 e seus cuidadores na Associação Paranaense do Diabético Juvenil, que vai tratar da jornada de mães de crianças e adolescentes com diabetes, e de Pollyanna Rodrigues Gondin, que é professora universitária, mestre em economia, doutora em políticas públicas e diabética há 23 anos e usuária do sensor de glicemia.
Notícias Relacionadas
Assembleia comemora 118 anos de imigração japonesa
Evento foi uma iniciativa do deputado Jairo Tamura (PL)
Leia mais
Audiência pública na Alep debaterá cadeia produtiva da tilápia e aquicultura no Paraná
Organizado pelo deputado Bazana (PSD), evento reunirá representantes do setor produtivo, entidades técnicas, órgãos públicos e lideranças políticas para debater os avanços e desafios da aquicultura paranaense.
Leia maisAudiência Pública debate projeto que propõe reconectar crianças e adolescentes com a natureza no Paraná
Projeto de lei 522/2026, de autoria do deputado Goura (PDT), estabelece diretrizes para a naturalização de equipamentos públicos e busca enfrentar os impactos do excesso de telas e da emergência climática.
Leia maisDeputado Alexandre Curi (Republicanos) propõe lei para combater o racismo em estádios e eventos no Paraná
De acordo com o presidente da Assembleia, o objetivo é fortalecer o enfrentamento a uma prática incompatível com os valores da sociedade paranaense.
Leia mais