Audiência pública debate a reabertura da fábrica de oxigênio da Petrobras Evento terá transmissão pela TV Assembleia nesta sexta-feira (26) a partir das 14h30.

24/03/2021 17h07 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
A Araucária Nitrogenados pode produzir cerca de 30 mil metros cúbicos de oxigênio por hora.

A Araucária Nitrogenados pode produzir cerca de 30 mil metros cúbicos de oxigênio por hora.Créditos: Agência Petrobrás/Divulgação

A Araucária Nitrogenados pode produzir cerca de 30 mil metros cúbicos de oxigênio por hora.

Os estoques de oxigênio líquido estão se esgotando para o tratamento dos doentes de Covid-19 em nosso Estado, enquanto uma fábrica que poderia abastecer todos os hospitais está fechada. Por isso, o deputado estadual Tadeu Veneri irá realizar uma audiência pública na próxima sexta-feira (26) a partir das 14h30 para debater a reabertura da Araucária Nitrogenados S.A, empresa do grupo Petrobras, desativada desde o ano passado.

O debate terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo.

“Com uma pequena adaptação, esta fábrica pode voltar a funcionar e salvar milhares de vidas”, disse Veneri. Representantes da Federação Única dos Petroleiros (Fup), do Sindiquímica, a entidade dos trabalhadores do setor, Sindicato dos Engenheiros e Federação dos Hospitais, deputados federais e estaduais, Ministério Público do Paraná, entre outros, participarão deste debate emergencial em meio à mais cruel das crises sanitárias dos últimos tempos.

A Araucária Nitrogenados pode produzir cerca de 30 mil metros cúbicos de oxigênio por hora. “Enquanto outros Estados estão construindo usinas de oxigênio, nós temos toda uma estrutura pronta que pode operar quase que imediatamente. Basta vontade política para isso”, disse Veneri. Na audiência, o Sindicato dos Engenheiros irá apresentar os laudos que demonstram a possibilidade de reativação imediata da fábrica, em Araucária.

As exposições serão feitas por Deyvid Souza Bacelar, coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (Fup); Alexandre dos Santos, coordenador do Sindiquímica/Paraná; Leandro Grassmann, presidente do Sindicato dos Engenheiros do Paraná; Olga Duarte Gomes Pereira, coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Paraná; Margarete Matos de Carvalho, procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no PR, Rangel da Silva, presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Paraná; Marco Antonio Teixeira, coordenador do Centro Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública, do Ministério Público Estadual.;e Júnior Weiller, presidente da Associação dos Municípios do Paraná.

Também estão convidados o chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Guto Silva, representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Petrobras, Sindipetro, do Sindicato dos Médicos do Paraná, Associação Médica do Paraná, Frente Parlamentar do Coronavírus, Conselho Estadual de Saúde, Defensoria Pública e as entidades sindicais CUT e Força Sindical.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação