22/11/2011 13h47 | por Rodrigo Rossi
Deputado Professor Lemos (PT) conduz audiência pública sobre o enquadramento dos servidores públicos do Paraná.Créditos: Nani Gois/Alep
Uma audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (22) no Plenarinho do Poder Legislativo discutiu o enquadramento dos servidores públicos do Paraná. Com lideranças sindicais, funcionários e membros do Governo do Estado, a reunião deve mobilizar, em seguida, por parte do Legislativo, uma série de cobranças ao Executivo sobre a necessidade de revisar algumas carreiras, que historicamente não tiveram o enquadramento funcional ajustado. A proposição da audiência foi do deputado Professor Lemos (PT), que entende o encontro como um amplo fórum de articulação e debates impulsionado pelo funcionalismo.
“O objetivo é mudar esta situação. Queremos encontrar alternativas e com esta audiência vamos contribuir em muito para que a busca do enquadramento efetivamente chegue aos servidores que foram, no decorrer dos anos, deixados de lado. O foco é chamar a atenção do governo para esta situação, porque temos diferentes categorias que ainda precisam resolver definitivamente este panorama”, afirmou o deputado.
De acordo com Lemos, a mobilização das entidades sindicais com o auxílio da Assembleia Legislativa pode sensibilizar o governo para que o assunto seja tratado com prioridade. “Temos um espaço importante de reivindicação e de mobilização. A presença das entidades sindicais coloca o debate e dá visibilidade para a questão. Penso que com a ajuda dos demais deputados, a gente possa buscar o enquadramento destes servidores”, avaliou.
Representantes do Governo do Estado afirmaram da necessidade de ouvir as reivindicações dos servidores, uma vez que a audiência pública torna-se o espaço para a apresentação de pleitos de diferentes categorias. A técnica do Grupo de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Sirlei Casado, que representou o vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns, destacou a importância do debate, principalmente como uma oportunidade. “Estamos aqui para ouvir os anseios da categoria, para que a gente possa verificar a situação e buscar alternativas”, afirmou.
Os deputados Nelson Luersen (PDT), Rasca Rodrigues (PV), Luciana Rafagnin (PT) e Elton Welter (PT), também participaram da audiência pública.