Audiência Pública debate impacto dos acidentes de trânsito na Saúde
A Assembleia Legislativa do Paraná promove na próxima terça-feira (19/09) a audiência pública “O Impacto das Ocorrências de Trânsito no Sistema de Saúde”. Os proponentes são a deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), líder do Bloco da Saúde, e o deputado Tito Barichelo (União), vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa.
O encontro vai reunir especialistas, gestores, autoridades e representantes da sociedade para debater o tema, que faz parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro) — realizada anualmente para reforçar ações de educação, fiscalização e engenharia na promoção de um ambiente mais seguro na mobilidade.
“A segurança no trânsito dependente fundamentalmente da eficácia das políticas públicas”, avalia a deputada Márcia Huçulak. “Precisamos reduzir esse grave problema, que causa um número elevado de mortes, outro ainda maior de pessoas com sequelas sérias e um alto custo para o sistema de saúde e para a economia em geral.”
De acordo com levantamento feito pelo Bloco da Saúde, os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/Datasus) apontam que os acidentes de trânsito representam a segunda maior causa de mortes prematuras no Paraná.
No ano passado, foram 2.508 óbitos, sendo os ocupantes de automóveis, motociclistas, ciclistas e pedestres as principais vítimas.
O número de mortes no país passou de 335 mil entre 2012 e 2020 — o que equivale a uma população inteira de uma cidade como Ponta Grossa.
“Cada óbito representa uma tragédia pessoal e familiar”, lembra Márcia.
Alta velocidade e uso de álcool antes de dirigir são as principais causas, que incluem também desrespeito à sinalização e distrações (como uso de celular durante deslocamentos).
Custos
Os custos econômicos também são elevados. Em todo o Brasil, o prejuízo total por ano chega a R$ 20 bilhões, relativos aos custos com o sistema de saúde, perda do potencial produtivo por morte ou lesão e danos materiais. A estimativa do Centro Brasileiro de Liderança (CLP) se utiliza de modelo de cáculo utilizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e dados do Datasus e Pnad Contínua.
O Conselho Federal de Medicina, por sua vez, aponta que apenas em internações decorrentes de acidentes de trânsito o Sistema Único de Saúde (SUS) consumiu quase R$ 3 bilhões (na decada encerrada em 2019).
Para Márcia, a relação é direta: diminuir os acidentes de trânsito resultará em mais recursos para áreas de promoção de saúde, com impacto positivo para melhoria de qualidade de vida de toda a população.
Participantes
Entre os participantes do debate, deverão estar presentes: Rosângela Battistella (superintendente de Trânsito de Curitiba), Alcides Augusto de Oliveira (diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba), Geci Labres de Souza Junior (diretor do Complexo Hospitalar do Trabalhador), Ivonei Oscar da Silva (delegado titular da Delegacia de Trânsito), Marcus Maurício de Souza Tesserolli (diretor de tecnologia e desenvolvimento do Detran-PR), Omar Bail, comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito) e capitão Márcio Rodrigues (comandante da 1ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual).
Serviço
Audiência Pública: “O Impacto das Ocorrências de Trânsito no Sistema de Saúde”.
Data: 19 de setembro de 2023, terça-feira.
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná. Praça Nossa Senhora de Salete, s/n.
Horário: 9h.
Notícias Relacionadas
Audiência pública na Assembleia Legislativa defende união de todos os poderes no combate ao feminicídio e à violência contra a mulher
Evento "Balanço do Pacto Brasil Contra o Feminicídio" debateu os avanços e os desafios desse enfrenta-mento.
Leia mais
Audiência Pública na Assembleia debate Pacto Brasil Contra o Feminicídio
Encontro ocorre nesta terça-feira (18), às 14 horas, no Plenário da Casa.
Leia maisAssembleia Legislativa do Paraná debate criação do Código de Bem-Estar Animal
Audiência pública contou com a participação de profissionais de diversas áreas e lideranças da proteção animal.
Leia maisAudiência Pública na Assembleia debate estratégias para manter juventude no campo
Durante o encontro, entidades trataram de políticas públicas, gargalos e necessidades do setor.
Leia mais