Audiência pública debate importância da organização Sukyo Mahikari

22/11/2016 13h42 | por Claudia Ribeiro
Podcast
(Descrição do áudio))

 Depois que foi nserido no Calendário Oficial de Eventos do Paraná o 27 de fevereiro como “Dia da Sukyo Mahikari”, por meio de um projeto de lei apresentado pelo deputado Fernando Scanavaca (PDT), a Assembleia Legislativa abriu espaço nesta terça-feira (22) para a realização de uma audiência pública sobre o tema. O objetivo: debater e documentar a importância da ciência e encaminhar o resultado para o Congresso Nacional, colaborando para que  que seja criado o Dia Nacional da Sukyo Mahikari no Brasil. As audiências são uma exigência da lei para a aprovação do projeto.  

  Durante o debate, , os participantes, todos adeptos da arte Mahikari, falaram da importância do  reconhecimento,   para que os ensinamentos divinos possam ser levados a mais pessoas.  

  A iniciativa da audiência foi do deputado  Péricles de Mello (PT), que é o coordenador do Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz (ConPaz). Para o parlamentar, que se diz simpatizante da Sukyo Mahikari, é preciso dialogar com todas as religiões para que a sociedade encontre caminhos para acabar com o fundamentalismo religioso.

(Sonora)

 Tairiku Okada, calígrafo e líder mundial da organização espiritual, recebeu na Assembleia, em agosto deste ano, o título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná. Diversas cidades paranaenses tÊm sedes da  Sukyo Mahikari.  Juntas possuem  cerca de 15 mil seguidores. A Organização foi fundada no Japão em 1959, por Kotama Okada. Os praticantes acreditam que, por meio da imposição das mãos, é possível eliminar impurezas físicas e espirituais. No Brasil, existe desde 1974 e conta com cerca de 300 mil seguidores.

 Presente em 75 países,  e com 59 sedes no Brasil,  os seguidores não consideram a Sukyo Mahikari nem uma seita, nem uma religião, mas uma ciência que, com a imposição de mãos, gera harmonia física e espiritual nas pessoas.  Juan Sanches Ortin,  residente da organização em Curitiba, diz que a colaboração da Assembleia promovendo a audiência pública, será fundamental para  disseminar ainda mais a prática nesses tempos difíceis.

(Sonora)

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação