Audiência Pública debate Telessaúde nesta terça-feira (23)
Encontro promovido pela deputada Márcia Huçulak e pelo deputado Tiago Amaral é aberto à população e vai reunir gestores e representantes da área da saúde.
Está marcada a data para a audiência pública que vai debater a regulamentação da telessaúde no Estado do Paraná. O encontro, promovido pelo Bloco da Saúde e a Comissão de Constituição e Justiça, será na próxima terça (23), no Plenarinho da Assembleia Legislativa.
O atendimento de saúde à distância ganhou visibilidade no auge da pandemia de Covid-19 e é tema de uma proposta em tramitação na Casa, apresentada pela deputada estadual Márcia Huçulak (PSD). O projeto de lei nº 116/2023 cria normas para resguardar a confidencialidade do atendimento, proteger a relação entre médico e paciente e assegurar a qualidade do serviço. “Nós aprendemos na pandemia a trabalhar a telemedicina. E essa matéria carece de uma regulamentação desta Casa. Já temos uma regulamentação federal e a gente traz aqui para o Paraná um avanço importante”, explica a autora da proposição.
Benefícios da telessaúde
O presidente da CCJ, Tiago Amaral, acredita que o projeto vai ajudar principalmente os municípios menores, que têm dificuldade para oferecer consultas com médicos especialistas: “Tem muita coisa que pode ser sanada já com essa consulta prévia. Para o paciente, é a chance de impedir que o problema piore em função de um atendimento tardio, algo que hoje acaba acontecendo em função da impossibilidade de o paciente chegar ao médico”, acredita.
A deputada Márcia Huçulak, que lidera o Bloco da Saúde na Assembleia, lembra que a telessaúde traz muitas possibilidades de melhorar o atendimento: “A pessoa está com sintomas leves. Ela não precisa ir a uma UPA ou a uma UBS. Ela pode entrar na central e é atendida e passa por triagem. Um profissional vai avaliar o quadro e pode encaminhar para uma teleconsulta. O paciente vai ter uma receita, um atestado, sem precisar se deslocar da casa dele”.
Diálogo com a sociedade
Ao pautar o projeto na CCJ, o presidente da Comissão, deputado Tiago Amaral (PSD), em conjunto com a deputada Márcia, sugeriu a realização da audiência pública: “Assim, nós cumprimos o nosso papel, como parlamentares, de dialogar com a sociedade sobre os temas que afetam a todos. Essa iniciativa da deputada Márcia Huçulak é muito relevante e teremos a oportunidade de ouvir as pessoas e aperfeiçoar a lei que estamos criando”, prevê.
A audiência será aberta à participação popular. Estarão presentes representantes das secretarias de Saúde do Paraná e de Curitiba, além de convidados de hospitais, operadoras de saúde, conselhos profissionais da área e secretarias municipais.
Serviço
Audiência Pública – Telessaúde
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná.
Dia: 23 de maio, terça-feira.
Horário: 9h
Notícias Relacionadas
Audiência pública na Assembleia Legislativa defende união de todos os poderes no combate ao feminicídio e à violência contra a mulher
Evento "Balanço do Pacto Brasil Contra o Feminicídio" debateu os avanços e os desafios desse enfrenta-mento.
Leia mais
Audiência Pública na Assembleia debate Pacto Brasil Contra o Feminicídio
Encontro ocorre nesta terça-feira (18), às 14 horas, no Plenário da Casa.
Leia maisAssembleia Legislativa do Paraná debate criação do Código de Bem-Estar Animal
Audiência pública contou com a participação de profissionais de diversas áreas e lideranças da proteção animal.
Leia maisAudiência Pública na Assembleia debate estratégias para manter juventude no campo
Durante o encontro, entidades trataram de políticas públicas, gargalos e necessidades do setor.
Leia mais