Audiência Pública debate Telessaúde nesta terça-feira (23) Encontro promovido pela deputada Márcia Huçulak e pelo deputado Tiago Amaral é aberto à população e vai reunir gestores e representantes da área da saúde.

18/05/2023 17h21 | por Assessoria Parlamentar
O presidente da CCJ, deputado Tiago Amaral, e a líder do Bloco da Saúde, deputada Márcia Huçulak.

O presidente da CCJ, deputado Tiago Amaral, e a líder do Bloco da Saúde, deputada Márcia Huçulak.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O presidente da CCJ, deputado Tiago Amaral, e a líder do Bloco da Saúde, deputada Márcia Huçulak.

Créditos: Divulgação

Está marcada a data para a audiência pública que vai debater a regulamentação da telessaúde no Estado do Paraná. O encontro, promovido pelo Bloco da Saúde e a Comissão de Constituição e Justiça, será na próxima terça (23), no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

O atendimento de saúde à distância ganhou visibilidade no auge da pandemia de Covid-19 e é tema de uma proposta em tramitação na Casa, apresentada pela deputada estadual Márcia Huçulak (PSD). O projeto de lei nº 116/2023 cria normas para resguardar a confidencialidade do atendimento, proteger a relação entre médico e paciente e assegurar a qualidade do serviço. “Nós aprendemos na pandemia a trabalhar a telemedicina. E essa matéria carece de uma regulamentação desta Casa. Já temos uma regulamentação federal e a gente traz aqui para o Paraná um avanço importante”, explica a autora da proposição.

Benefícios da telessaúde

O presidente da CCJ, Tiago Amaral, acredita que o projeto vai ajudar principalmente os municípios menores, que têm dificuldade para oferecer consultas com médicos especialistas: “Tem muita coisa que pode ser sanada já com essa consulta prévia. Para o paciente, é a chance de impedir que o problema piore em função de um atendimento tardio, algo que hoje acaba acontecendo em função da impossibilidade de o paciente chegar ao médico”, acredita.

A deputada Márcia Huçulak, que lidera o Bloco da Saúde na Assembleia, lembra que a telessaúde traz muitas possibilidades de melhorar o atendimento: “A pessoa está com sintomas leves. Ela não precisa ir a uma UPA ou a uma UBS. Ela pode entrar na central e é atendida e passa por triagem. Um profissional vai avaliar o quadro e pode encaminhar para uma teleconsulta. O paciente vai ter uma receita, um atestado, sem precisar se deslocar da casa dele”.

Diálogo com a sociedade

Ao pautar o projeto na CCJ, o presidente da Comissão, deputado Tiago Amaral (PSD), em conjunto com a deputada Márcia, sugeriu a realização da audiência pública: “Assim, nós cumprimos o nosso papel, como parlamentares, de dialogar com a sociedade sobre os temas que afetam a todos. Essa iniciativa da deputada Márcia Huçulak é muito relevante e teremos a oportunidade de ouvir as pessoas e aperfeiçoar a lei que estamos criando”, prevê.

A audiência será aberta à participação popular. Estarão presentes representantes das secretarias de Saúde do Paraná e de Curitiba, além de convidados de hospitais, operadoras de saúde, conselhos profissionais da área e secretarias municipais.

Serviço

Audiência Pública – Telessaúde

Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná.

Dia: 23 de maio, terça-feira.

Horário: 9h

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação