Audiencia Pública Discute Emendas Ao Orçamento da União Para 2008

06/11/2007 07h58 | por André Marassi / 41 9686-7135 / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DA DEPUTADA CIDA BORGHETTI
Deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores de vários municípios do Paraná, além de secretários estaduais e representantes de secretarias estiveram presentes em uma audiência pública realizada nesta segunda-feira na Assembléia Legislativa. Organizada pelo deputado federal Dilceu Sperafico (PP), a audiência teve como objetivo debater com os vários segmentos da sociedade as Emendas que serão apresentadas pelos deputados federais do Paraná ao Orçamento da União para 2008. “Como nós temos um limite máximo no número de Emendas que poderão ser apresentadas, é importante abrir esse dialogo com a sociedade para que possamos chegar a um consenso de quais são as prioridades para o Estado”, afirmou Sperafico, destacando que o prazo final para entrega das Emendas encerra na próxima terça-feira. Os deputados federais do Paraná irão apresentar 18 Emendas de Bancada. Entre as obras que poderão ser contempladas, estão: a conclusão da Ferroeste, ligando Paranaguá ao Mato Grosso do Sul, a estrada Boiadeira, a construção do contorno ferroviário de Curitiba e a refundação da Universidade Popular do Trabalhador.Os prefeitos em geral pediram aumento no repasse, que é de 11%, e eles consideram baixo. O vereador de Campo Largo, Marcelo Puppi (DEM) pediu intervenção para que uma área onde está instalada a ENCEPA, atualmente inativa, sirva como sede da Universidade Popular do Trabalho, que pretende capacitar a mão de obra existente no mercado.O deputado Takayama falou sobre a regularização dos municípios junto ao Tribunal de Contas e documentação da prefeitura. Para ele, “não é possível que uma prefeitura pleiteie recursos da União se não estiver em dia com sua documentação”.Tatiana Turra, turismóloga superintendente da Federação de Convention & Visitors & Bureaux pediu apoio para eventos e mais infra-estrutura para Curitiba. Segundo ela a maioria dos turistas que vêm ao Paraná passa por Curitiba e a capital precisa estar preparada para recebê-los. Participaram da reunião os deputados federais Ricardo Barros (PP), Eduardo Sciarra (DEM), Dilceu Esperafico (PP), proponente da Audiência, Osmar Serraglio (PMDB), Nelson Meurer (PP), Marcelo Almeida (PMDB), Alex Canziani (PTB), Hidekazu Takayama (PMDB), Rocha Loures (PMDB), Max Roseman (PMDB) e Assis do Couto (PT). Para falar sobre as necessidades paranaenses estiveram presentes representantes de secretarias, e alguns secretários como Bianchini (agricultura) e Nelson Garcia (trabalho).Audiências Públicas como esta, realizada na Assembléia Legislativa para debater o Orçamento da União, passaram a ser uma realidade em todo o Brasil após a aprovação da Resoluçãa 01/2006, de autoria do deputado federal Ricardo Barros (PP).