Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Audiência pública na Assembleia debate violência contra a comunidade LGBT

A Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia Legislativa realizou na manhã desta terça-feira (19), no Plenarinho da Casa, audiência pública com o tema “Violência contra a Comunidade LGBT no Paraná”. O evento faz parte das atividades pela passagem do Dia Internacional de Combate à Homofobia, comemorado em 17 de maio. A data também marca o Dia Estadual de Combate à Homofobia, instituído pela Lei estadual nº 16.454/2010.
A reunião, proposta pelo deputado Chico Brasileiro (PSD), contou com a participação do deputado Tadeu Veneri (PT), presidente da Comissão; de Ana Raggio, da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU); de Fernando da Silva Mattos, do Ministério Público do Paraná; de Rafael Kirchhoff, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR); e de Toni Reis, presidente do grupo Dignidade.
“Ainda há muita discriminação. Temos uma pesquisa que mostra que 92% da população brasileira acredita que as pessoas ainda têm preconceito com a nossa comunidade, e que 28% assume abertamente que é preconceituosa e não gostaria de conviver com a comunidade LGBT. Isso causa discriminação, violência e assassinatos. E hoje, além de debater o tema, estamos denunciando todos esses números”, afirmou Toni Reis.
Para o deputado Chico Brasileiro, a Assembleia tem que ter um diálogo contínuo com a sociedade sobre a causa LGBT. “Infelizmente ainda existe uma cultura de falta de respeito, de intolerância e de discriminação por parte da nossa sociedade. E a Assembleia tem esse papel, que é de promover políticas públicas inclusivas que possibilitem a cidadania plena. E debater esse tema com o conjunto da sociedade é justamente contribuir para que possamos reduzir e dar fim a essa violência”, disse o parlamentar.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação