Audiência pública nesta quarta-feira (21) debaterá fechamento de zonas eleitorais no Paraná

20/06/2017 16h15 | por Luiz Alberto Pena, com colaboração da assessoria parlamentar.
Deputado Tercílio Turini (PPS).

Deputado Tercílio Turini (PPS).Créditos: Noemi Froes/Alep

Deputado Tercílio Turini (PPS).

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoverá nesta quarta-feira (21), a partir das 9h30, em seu Plenarinho, uma audiência pública para debater a questão da redistribuição e do fechamento de zonas eleitorais em todas as regiões do Paraná. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR), desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, confirmou participação no evento.

Pela proposta do TSE, serão reduzidas cerca de 100 das atuais 206 zonas eleitorais no estado, atingindo 195 municípios. Com isso, moradores de cidades menores terão de se deslocar a centros maiores quando precisarem de serviços da Justiça Eleitoral. “O fechamento prejudica o cidadão, afasta ainda mais o Judiciário da população”, diz o deputado Tercilio Turini (PPS), um dos organizadores da audiência, juntamente com os deputados Evandro Araújo (PSC), Marcio Pacheco (PPL), Tiago Amaral (PSB), Claudio Palozi (PSC) e Luis Corti (PSC).

No final de maio, esse mesmo grupo de parlamentares já manifestou preocupação com a desativação das zonas eleitorais, após alerta do presidente do TRE-Paraná. Prefeitos, vereadores, juízes eleitorais e representantes da OAB e de partidos políticos de diversos municípios paranaenses devem participar da audiência pública na Assembleia Legislativa.