Audiência pública ouve Grupo Nossa Senhora das Graças sobre atendimento à saúde

16/03/2016 14h32 | por Sandra C. Pacheco
Grupo Nossa senhora das Graças fala sobre atendimento à saúde.

Grupo Nossa senhora das Graças fala sobre atendimento à saúde.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Grupo Nossa senhora das Graças fala sobre atendimento à saúde.

Por iniciativa do deputado Alexandre Curi, com o apoio do presidente da Comissão de Saúde Pública, deputado Dr. Batista, o Plenarinho da Assembleia Legislativa sediou na manhã desta quarta-feira (16) uma audiência pública em que o grupo Nossa Senhora das Graças expos o trabalho que vem realizando especialmente através do SUS, que representa grande parte de seu atendimento. Além de Curitiba, onde a Companhia das Filhas da Caridade São Vicente de Paula é responsável pelo Hospital Nossa Senhora das Graças – HNSG (222 leitos) há mais de 60 anos, e pela Maternidade Mater Dei (73 leitos), o grupo mantém dois hospitais em Apucarana, o Providência (148 leitos) e o Materno Infantil (111 leitos), o hospital de Ribeirão do Pinhal (49 leitos) e o hospital Materno Infantil Dr. Jeser Amarante Faria (129 leitos), em Joinville (SC). A exceção de Ribeirão do Pinhal, município com cerca de dez mil habitantes na região de Cornélio Procópio, as instituições são de alta complexidade.
O diretor-executivo do HNSG e presidente da Fenipa, Flaviano Feu Ventorim, afirmou que as redes hospitalares que se dedicam à filantropia e atendem através do SUS estão encontrando dificuldades para receber recursos do Ministério da Saúde. Isso dentro de um quadro agravado pela crise econômica e pelo crescimento do desemprego, com a procura crescente pelos serviços do SUS. Referindo-se à necessidade de ampliação das instalações dos hospitais mantidos pelo Grupo com a finalidade de responder às demandas regionais, Ventorim pediu o apoio dos parlamentares, em especial da Comissão de Saúde Pública, na busca de soluções que possam melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.
Participaram do encontro, além dos deputados Alexandre Curi e Dr. Batista, o superintendente de unidades hospitalares próprias da Secretaria Estadual de Saúde, Charles London, representando o secretário Michelle Caputo, e a diretora geral do Hospital Nossa Senhora das Graças de Curitiba, irmã Maria de Fátima Sobral.

Ouça o Podcast relacionado