Audiência Pública "o Programa Luz Para Todos e o Desafio da Universalização No Paraná"

26/10/2007 17h20 | por Anelise Kiomi Yamaguchi / 41 3350-4039 - 9921-5014 / www.welter.org.br / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DO DEPUTADO ELTON WELTER (PT)
Numa iniciativa do deputado Elton Welter, presidente do Bloco Agropecuário da Assembléia Legislativa em parceria com o deputado federal, Assis do Couto, 1º vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, acontece na segunda-feira, dia 29, a partir das 8h30, a Audiência Pública – "O Programa Luz para Todos e o Desafio da Universalização no Paraná", no Plenário da Assembléia. Para o deputado Welter, "o ponto principal a ser debatido nesta audiência será a operacionalização do Programa, que vai desde o recadastramento das famílias até a conclusão do mesmo. Vários municípios apresentaram reclamações quanto à demora no atendimento das famílias cadastradas". Segundo dados do coordenador do Programa Luz para Todos, Alcindo Tuchtenhagem, no Paraná, o governo federal já investiu até agora R$ 48,6 milhões e deste total R$ 21, 6 milhões foram a fundo perdido. Até setembro deste ano, 34.894 domicílios rurais já haviam sido atendidos no Estado, beneficiando mais de 170 mil paranaenses. O ProgramaO Programa Luz Para Todos do Ministério de Minas e Energia do Governo Federal, visa não somente levar energia elétrica para essas comunidades rurais. Mas também contemplá-las, através das Ações Integradas, com conquistas que tem como objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável, reduzir o êxodo rural para fixá-los no campo e minimizar os impactos da pobreza. Nesse sentido as Ações Sociais Integradas do Programa Luz para todos no Paraná tem procurado contemplar os municípios considerados prioritários para os governos federal e estadual. IDH As famílias sem acesso à energia estão em localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e são, na grande maioria, famílias de baixa renda. Por isso, "o objetivo do Programa é levar a energia elétrica a estas comunidades, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar", afirma Welter. No entanto, o deputado considera que há alguns gargalos na execução das ações do Programa, e que a audiência pública possibilitará um avanço.AudiênciaA audiência contará com a presença do Secretário Estadual da Agricultura, Valter Bianchini, Coordenador da Região Sul do Programa Luz para Todos, Aureo Gubert, Coordenador do Comitê Gestor do Programa Luz para Todos no Paraná, Alcindo Tuchtenhagem, Diretor de Distribuição da Copel, Ronald Thadeu Ravedutti, Presidente da Fetaep – Ademir Muller, Coordenador da Fetraf – Sul, Nederaldo Oliboni, prefeitos, lideranças comunitárias e presidentes de sindicatos rurais. "É importante à presença dessas pessoas, para que juntos possamos construir saídas que acelerem o programa de acesso à energia elétrica", conclui Welter.