
O deputado estadual delegado Tito Barichello (União Brasil), líder do Bloco Parlamentar de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, promove na próxima quarta-feira (28), uma audiência pública para debater ações de combate à recepção e ao comércio ilegal de materiais metálicos no Estado. O evento, realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), terá como pauta principal o projeto de lei nº 223/2025, de autoria do parlamentar, que propõe a aplicação de sanções administrativas para combater a prática.
A proposta tem como foco o enfrentamento de crimes relacionados ao furto e à comercialização ilegal de itens como cabos, fios, baterias, transformadores e placas metálicas, especialmente aqueles compostos por cobre, alumínio e fibra óptica — materiais frequentemente utilizados em redes de energia elétrica, telecomunicações e transporte público.
De acordo com Barichello, esses crimes têm causado prejuízos significativos à infraestrutura pública e privada, afetando diretamente a população com a interrupção de serviços essenciais. Ainda segundo o parlamentar, a audiência pública será uma oportunidade para ouvir representantes do setor, autoridades de segurança pública, entidades civis e demais interessados sobre os impactos do problema e as soluções propostas.
De acordo com o deputado, o objetivo é endurecer o combate a essas práticas ilegais, aumentar a efetividade da fiscalização e proteger a população, o patrimônio público e a segurança dos serviços essenciais.
“Estamos tratando de um problema que impacta diretamente a vida dos paranaenses e o funcionamento do Estado. Essa audiência será fundamental para construirmos uma legislação mais eficaz e justa”, destaca Barichello.