Audiências e reuniões das comissões técnicas movimentam o Legislativo nesta terça-feira (30)

29/06/2015 18h43 | por Eduardo Santana

Créditos: Amanda Gabriela Furlan / Escola de Governo

Deputados membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Ocupação Fundiária de Pontal do Paraná realizam nesta terça-feira (30), às 9 horas, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa, reunião para deliberar sobre as convocações de pessoas envolvidas nas denúncias sobre supostas ilegalidades em áreas do município e cuja titularidade de origem é o Estado do Paraná.
Também às 9 horas, no Plenário da Casa, acontece o I Ciclo de Debates sobre os Tratamentos de Câncer Avançado Realizados no Âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento, proposto pelo presidente da Mesa Executiva da Casa, deputado Ademar Luiz Traiano (PSDB), em parceria com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), será coordenado pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Cantora Mara Lima (PSDB).
Às 10 horas, na Sala das Comissões, o Bloco Municipalista da Assembleia, liderado pelo deputado Evandro Júnior (PSDB), recebe o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Henrique Micheletto. No encontro, serão debatidas ações para atrair mais recursos para os municípios do estado. No encontro, também será definida uma agenda de trabalho do bloco.
Regimento – No Salão Nobre, às 10 horas, a Comissão Especial de Revisão do Regimento Interno realiza sua última reunião de trabalho. O encontro terá como tema de discussão o Conselho de Ética, sua constituição e suas atribuições. Entre as várias sugestões já aventadas está sua ampliação, para comportar representantes de todos os partidos e blocos com assento na Casa.
Pela tarde, às 13h30, na Sala de Reuniões da Presidência, os parlamentares membros da Comissão de Orçamento vão analisar e votar as 26 emendas apresentadas ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) – projeto de lei nº 283/15, de autoria do Poder Executivo – que disciplinará a elaboração e execução da Lei Orçamentária do Estado para o exercício financeiro de 2016. O relator da matéria é o deputado Elio Rusch (DEM). Também às 13h30, na Sala das Comissões, a Comissão de Constituição e Justiça realiza a sua reunião ordinária (ver matéria específica neste site).
Agricultura – Às 17 horas, na sala anexa ao Plenário, a Comissão de Agricultura, presidida pelo deputado Pedro Lupion (DEM), se reúne para debater uma pauta com quatro itens. Entre eles o projeto de lei 217/2015, de autoria dos deputados Rasca Rodrigues (PV) e Felipe Francischini (SD), que dispõe sobre a proibição da criação de animais para extração de peles no Estado do Paraná, e o projeto de lei 141/2015, também do deputado Rasca Rodrigues, que proíbe a produção e a comercialização de Foie Gras no âmbito do Estado do Paraná.