Estender o período até meados de janeiro para as pré-matrículas nos cursos de línguas estrangeiras ofertados pela Secretaria Estadual da Educação (SEED) para alunos e comunidade escolar no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem). Essa foi a decisão tomada pelos representantes da Secretaria após uma reunião com professores e sindicato da categoria, que aconteceu no começo da tarde desta segunda-feira (11), por iniciativa da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. Para o presidente da Comissão, deputado Hussein Bakri (PSD), isso representou um avanço nas negociações.
(Sonora)
De acordo com os docentes, desde 2012, o número de turmas vem reduzindo e caiu 30% até agora. A Secretaria alega que extinguiu as turmas em função do baixo número de alunos que concluem os cursos: em média, 50% dos matriculados.
Até 2017, o Celem ofereceu cursos gratuitos para nove línguas estrangeiras modernas e está ampliando para 2018 incluindo Libras e o português para refugiados, migrantes e apátridas.
Outra mudança para 2018 é uma reestruturação nas vagas ofertadas: 20% em vez de 30%, como era até agora, dessas vagas serão destinadas à comunidade escolar.
A ideia, segundo a Secretaria Estadual de Educação, também será a criação de centros de línguas, como explica o chefe do Departamento de Educação Básica da SEED, Cassiano Oglirari.
(Sonora)
Para diminuir a evasão escolar, a SEED pretende emitir um certificado para cada ano concluído. Os cursos têm duração de três anos com 160 horas aulas anuais.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.