Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Aumento no período de matrículas é avanço obtido por meio de reunião na Alep

Podcast
(Descrição do áudio))

 Estender o período até meados de janeiro para as pré-matrículas nos cursos de línguas estrangeiras ofertados pela Secretaria Estadual da Educação (SEED) para alunos e comunidade escolar no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem).  Essa foi a decisão tomada pelos representantes da Secretaria após uma reunião com professores e sindicato da categoria, que aconteceu no começo da tarde desta segunda-feira (11), por iniciativa da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. Para o presidente da Comissão, deputado Hussein Bakri (PSD), isso representou um avanço nas negociações.

(Sonora)

De acordo com os docentes, desde 2012, o número de turmas vem reduzindo e caiu 30% até agora. A Secretaria alega que extinguiu as turmas em função do baixo número de alunos que concluem  os cursos: em média, 50% dos matriculados.

 Até 2017, o Celem ofereceu cursos gratuitos para nove línguas estrangeiras modernas e está ampliando para 2018 incluindo Libras e o português para refugiados, migrantes e apátridas.

Outra mudança para 2018 é uma reestruturação nas vagas ofertadas: 20% em vez de 30%, como era até agora, dessas vagas serão destinadas à comunidade escolar.

 A ideia, segundo a Secretaria Estadual de Educação,  também será a criação de centros de línguas, como explica o chefe do Departamento de Educação Básica da SEED, Cassiano Oglirari.

(Sonora)

 Para diminuir a evasão escolar, a SEED pretende emitir um certificado para cada ano concluído. Os cursos têm duração de três anos com 160 horas aulas anuais.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação