Aumento no registro de suicídios estimula debate de políticas públicas

21/03/2016 17h31 | por Kharina Guimarães
Podcast
(Descrição do áudio))

A Assembleia Legislativa do Paraná recebeu nesta segunda-feira o presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria, o médico psiquiatra André Rotta Burkiewicz. Por indicação do deputado Hussein Bakri (PSD), o médico usou o grande expediente da sessão plenária para falar da preocupação sobre os altos índices de suicídios registrados no Paraná.

O tema ainda é tratado com muito preconceito e isso é um dos fatores que tem dificultado o diagnóstico, o tratamento e, principalmente a prevenção. Segundo o deputado Hussein Bakri, a intenção é promover o debate em busca de medidas que possam mudar esse quadro alarmante.

Sonora

O Ministério da Saúde registrou, entre 2012 e 2014, uma média de 557 casos de suicídio no Paraná por ano. Em anos anteriores, os dados nunca haviam ultrapassado a casa dos 500 casos. O aumento superior a 10% liga o alerta dos especialistas com relação ao problema. O médico psiquiatra alerta que a informação é fundamental para tratar do assunto.

Sonora

Homens jovens, solteiros, viúvos ou divorciados, desempregados ou aposentados, portadores de doenças físicas são as principais características de quem comete suicídio. Ser portador de transtornos mentais, já ter tentado tirar a própria vida, a impulsividade e o uso de álcool e drogas são considerados fatores de risco. O deputado Hussein Bakri ressaltou que outras ações serão desenvolvidas para fortalecer as políticas públicas de saúde mental.

Sonora

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação