Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Bancada do PT lamenta morte de dom Ladislau Biernaski

Os deputados do PT lamentaram a morte de dom Ladislau Biernaski, bispo de São José dos Pinhais e da Comissão Pastoral da Terra, ocorrida nesta segunda-feira (13), em Curitiba. Dom Ladislau estava internado há dias, tratando de um câncer abdominal no Hospital Erasto Gaertner, mas não resistiu.
Em 2007 a bancada do PT propôs o título de Cidadão Benemérito do Paraná a Dom Ladislau, que foi concedido pela Assembleia Legislativa. "Sem dúvida perdemos uma referência que nos sensibiliza. Sua vida esteve abraçada na luta das causas sociais. A melhor homenagem que podemos prestar é continuar as causas pelas quais dedicou sua vida", disse o deputado Elton Welter.
Em nome dos petistas, o deputado Péricles de Mello destacou que D. Ladislau teve papel muito importante no período do regime autoritário, defendendo os direitos humanos e a democracia no Brasil. “É um momento de muita dor para aqueles que acreditam numa sociedade mais justa, mais fraterna e mais humana”.
Pastorais – A defesa dos agricultores marcou a trajetória episcopal de Dom Ladislau, que sempre entendeu e se preocupou com os problemas dos povos camponeses. Foi secretário executivo da CNBB Sul II durante os anos de 1979-1980 e nomeado bispo acompanhante da CPT (Comissão Pastoral da Terra) e da CPO (Comissão Pastoral Operária), além de ser responsável pela Dimensão Missionária. Sua atuação marcante nessas pastorais o levou a ser escolhido para representar a CNBB numa visita à Polônia, na década de 80, juntamente com um grupo de agentes de pastoral brasileiros que se encontraram com o Grupo Solidariedade. O intercâmbio de experiências, principalmente no que diz respeito à autogestão e produção solidária, serviu de estímulo para o trabalho das pastorais sociais brasileiras.
Biernaski tinha 74 anos e desde 2007 estava à frente da diocese de São José dos Pinhais. Antes disso, foi durante 25 anos auxiliar de Dom Pedro Fedalto na Arquidiocese de Curitiba. Ele ainda foi presidente nacional da Comissão Pastoral da Terra e membro do Conselho Permanente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O corpo do bispo está sendo velado na Catedral de São José dos Pinhais. O sepultamento será na quarta-feira (15), no interior da própria Catedral.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação