Bancada Feminina da Assembleia e representantes do Judiciário discutem participação da mulher nas eleições Participantes debateram dificuldades e possíveis soluções para aumentar representatividade feminina na política.

14/08/2023 17h14 | por Thiago Alonso

Reunião ocorreu na Sala Arnaldo Busato no início da tarde desta segunda-feira (14).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Uma reunião realizada nesta segunda-feira (14) na Assembleia Legislativa do Paraná debateu a ampliação da participação de mulheres nas próximas eleições. O encontro entre a Bancada Feminina do Legislativo, representantes do Poder Judiciário e da sociedade civil organizada discutiu os principais problemas enfrentados pelas mulheres ao participar de um pleito, como a violência político-partidária, a discriminação e a distribuição desigual do fundo partidário. Elas buscam mecanismo para aumentar a representatividade feminina na política.

As participantes reforçaram a necessidade de um trabalho conjunto entre os poderes e representantes da sociedade para garantir uma disputa igualitária entre os gêneros nas eleições. Entre as ideias discutidas está a criação de materiais informativos contendo os direitos das candidatas. Além disso, as participantes pretendem interiorizar o debate, levando a discussão para os municípios do interior. O objetivo é aumentar a orientação e apoio para as mulheres que pretendem disputar as eleições.

A reunião foi organizada pela deputada Cristina Silvestri (PSDB) e contou com a participação das deputadas que compõe a Bancada Feminina, da desembargadora Astrid Maranhão e da presidente da Comissão das Mulheres da Política e dos Espaços de Decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), desembargadora Luciani Tesseroli Maronezi. A magistrada lembrou que a intenção é oferecer a orientação do órgão para aumentar o número de mulheres ocupando cargos eletivos.

A deputada Cristina Silvestri afirmou que o objetivo é garantir os direitos das mulheres que pretendem se candidatar. “Hoje tivemos esta reunião muito importante, em que a desembargadora Luciani veio nos ouvir e pedir a nossa opinião sobre desafios e de que forma o judiciário poderia nos ajudar. Também contamos com a participação de outras entidades representativas para colaborar com o debate. Como mulheres, estamos nos unindo cada vez mais, pois queremos garantir direitos e a equidade entre os gêneros. Por isso contamos com a ajuda do judiciário. Queremos fazer reuniões regionais para atingir todos os municípios do Paraná. As mulheres precisam conhecer seus direitos, o que pode e o que não pode para ser uma candidata. Muitas vezes, as mulheres entram como candidata em um pleito, mas só depois vão descobrir as dificuldades. Queremos oferecer essa orientação”, exemplificou.

A desembargadora Luciani Tesseroli Maronezi lembrou que o TRE já desenvolve um trabalho neste sentido, com a elaboração de materiais informativos. “Tivemos aqui uma reunião com a Bancada Feminina para efetivar a participação da mulher na política. Nós vamos continuar o nosso trabalho com uma cartilha de incentivo às mulheres ao protagonismo político e nos espaços de decisão. Fizemos esta cartilha no TRE e levamos para as mulheres, para os partidos políticos e outros segmentos da sociedade. Estamos incentivando as mulheres a conhecer de seus direitos. Se não souberem disso, elas nem participam. As mulheres têm de saber que têm direito a se candidatar igualmente como os homens, que têm dinheiro destinado a elas no fundo de participação e no fundo partidário, além de espaço jornalístico na televisão, no rádio. Isso foi uma mudança muito relevante”, comentou.

Na avalição da líder da Bancada Feminina da Assembleia, deputada Mabel Canto (PSDB), o debate é urgente. “Sempre nos reunimos com outros poderes e a sociedade civil organizada para levar a temática da mulher na política, destacando a importância de termos mais mulheres ocupando esse espaço de liderança. É importante que tenhamos as mulheres como protagonistas, aumentando a representatividade. Precisamos iniciar esse debate agora. Não dá para deixar para o final, ano que vem já está aí. Estamos a quase um ano das eleições. Nós temos que nos organizar, independentemente da questão partidária. Queremos mais mulheres ocupantes de cargos”, disse.

As deputadas Cloara Pinheiro (PSD), Márcia Huçulak (PSD), Marli Paulino (Solidariedade) Cantora Mara Lima (Republicanos), Luciana Rafagnin (PT) e Flávia Francischini (União) também participaram da reunião.