Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Bancada Feminina homenageia mulheres de destaque no Paraná em celebração ao Dia da Mulher

Entrega do Prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima abre calendário de eventos do mês dedicado às mulheres.

Solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira (3), no Plenário da Casa.
Solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira (3), no Plenário da Casa. Créditos: Valdir Amaral/Alep

A Assembleia Legislativa homenageou, na manhã desta terça-feira (3), dez personalidades femininas paranaenses que se destacaram em diversas áreas da sociedade, com a entrega do Prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima. A honraria, criada em 2023 pela Bancada Feminina da Casa de Leis, leva o nome da primeira deputada estadual do Paraná. Em sua quarta edição, o prêmio também é um marco para a Assembleia, que atualmente conta com o maior número de mulheres de sua história: dez deputadas.

“Esse prêmio foi instituído pela Bancada Feminina, sob a nossa liderança. O Dia Internacional da Mulher é uma data em que reconhecemos a luta por direitos e pela igualdade entre mulheres e homens, mas é também um momento para celebrar mulheres que inspiram, que são líderes e que, em suas áreas de atuação, têm levado mais respeito e dignidade à sociedade, além de inspirar outras mulheres”, afirma a deputada Mabel Canto (PP), líder da Bancada Feminina, explicando que cada deputada escolheu uma homenageada.

Além de reconhecimento, o prêmio também é um estímulo às mulheres que se dedicam diariamente a transformar a vida dos paranaenses. “Sabemos de todas as dificuldades que as mulheres enfrentam, de todos os desafios e preconceitos. Essas homenageadas alcançaram seus objetivos, contribuíram com a sociedade e merecem esse reconhecimento”, destaca a deputada Cristina Silvestri (PP).

“Esse prêmio tem o papel de reconhecer mulheres que se destacam em várias áreas de atuação, seja no empreendedorismo, na área social ou exercendo funções na política. Também demonstra à sociedade que o lugar da mulher é onde ela quiser, que as mulheres têm o direito de desenvolver seus talentos, capacidades e habilidades em qualquer área que desejarem”, complementa a deputada Secretária Márcia Huçulak (PSD).

“Para mim, principalmente, é um dia muito especial. A Rosy de Macedo Pinheiro Lima, que foi a primeira deputada, é prima do meu pai. Isso me deixa muito feliz, porque foi uma mulher maravilhosa. E não é fácil escolher apenas uma mulher para homenagear, porque há muitas mulheres maravilhosas no Paraná”, celebra a deputada Cloara Pinheiro (PSD), procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa.

Para a deputada Flávia Francischini (União), vice-presidente da Assembleia Legislativa, a premiação anual é um grande incentivo à participação feminina na política e na sociedade. “Nós, mulheres, temos ocupado esse espaço dentro da Assembleia. Então nada mais natural e gratificante do que também homenagear mulheres que fazem a diferença para o Paraná, mulheres que em algum momento tiveram — ou ainda têm — um trabalho que realmente contribuiu para a transformação do nosso Estado.”

Reconhecimento

Após quatro edições do prêmio, a Bancada Feminina espera que a homenagem se consolide cada vez mais no calendário da Casa de Leis. “É um grande orgulho poder, todos os anos, escolher dez mulheres que são referência no Estado e no Brasil para receber essa homenagem, coordenada pela Mabel Canto, nossa líder da Bancada Feminina. É a maior bancada feminina da história do Paraná, com dez mulheres, e esperamos que, nos próximos anos, o prêmio continue sendo realizado. E que os deputados homens também possam escolher mulheres para homenagear”, destaca a deputada Maria Victoria (PP), 2ª secretária da Assembleia Legislativa.

“É uma honra muito grande ter a possibilidade de homenagear essas mulheres com um prêmio que leva o nome da primeira deputada da Assembleia. Para mim, é uma satisfação reconhecer a importância dessas mulheres para o nosso Estado”, afirma a deputada Marli Paulino (Solidariedade).

“Todas nós ficamos muito felizes com este plenário cheio de mulheres que tão bem representam o Paraná. Quero lembrar da luta de todas nós para que tenhamos, de fato, mais mulheres na política e do quanto essa presença feminina é importante”, destaca a deputada Ana Júlia (PT). Ela também representou a deputada Luciana Rafagnin (PT), que não pôde participar da sessão solene por estar em Brasília, acompanhando prefeitos do Oeste do Paraná.

Homenageadas

“Tenho certeza de que, nesta oportunidade, faremos jus a essas mulheres, homenageando-as com muito carinho em nossa Casa de Leis. A minha homenageada é uma mulher sensacional. O Paraná, o Brasil e o mundo precisam conhecer melhor a Arlene, médica pediatra e referência em transplante de órgãos em nosso Estado”, destaca a deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), que indicou a pediatra Arlene Terezinha Cagol Garcia Badoch, referência na organização das políticas de doação e transplante de órgãos no Paraná.

A indicada pela deputada Flávia Francischini foi a advogada Juliane Suellem Vieira dos Reis, que salvou a mãe e o primo de um incêndio no apartamento da família, em Cascavel. “Ela é uma pessoa que sensibilizou todos nós no Paraná. Sob chamas, salvou a mãe e o primo. Imagine a postura e a perspicácia que ela teve para agir dessa forma. Ela fez a diferença na vida de duas pessoas que poderiam não estar mais aqui”, destacou, lembrando que a homenageada não pôde comparecer por ainda estar em tratamento após sofrer queimaduras graves em quase todo o corpo durante o resgate.

Homenageada pela deputada Secretária Márcia Huçulak, a publicitária e superintendente do ParkShopping Barigüi, Jacqueline Vieira de Lemos, falou sobre a importância do reconhecimento. “Estou muito feliz em receber essa indicação para este prêmio, que leva o nome de uma mulher espetacular como a deputada Rosy. Fiquei encantada ao conhecer a história dela, uma mulher à frente do seu tempo, e estou realmente muito honrada pela indicação da deputada Márcia.”

Confira a lista de homenageadas com o Prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima:

Ana Júlia (PT): Natália dos Santos Silva – educadora física, dirigente sindical e integrante da direção da CUT;

Cantora Mara Lima (Republicanos): Arlene Terezinha Cagol Garcia Badoch – médica pediatra e hebiatra, referência na organização das políticas de doação e transplante de órgãos no Paraná;

Cloara Pinheiro (PSD): Sandra Salomão Cury Riechi (in memoriam) – professora estadual e presidente da Associação de Parkinson do Paraná, referência na defesa dos pacientes;

Cristina Silvestri (PP): Priscila Schran de Lima – contadora, palestrante e ex-secretária de Políticas para Mulheres de Guarapuava;

Flávia Francischini (União): Juliane Suellem Vieira dos Reis – advogada que salvou a mãe e o primo de um incêndio;

Luciana Rafagnin (PT): Aline Pasda – primeira mulher presidente da Fecafes-PR;

Mabel Canto (PP): Suelen Braido – pastora e psicóloga, formada em Teologia (Unifil) e Psicologia (Unicesumar);

Maria Victoria (PP): Marly Stuhlert Minatti – cabeleireira e proprietária da Rede de Salões de Beleza Marly;

Marli Paulino (SD): Ana Elizabete Mazon de Souza Tesserolli – secretária municipal da Mulher de Piraquara; mestre em Educação e Formação Docente (PUC-PR);

Secretária Márcia Huçulak (PSD): Jacqueline Vieira de Lemos – publicitária e superintendente do ParkShopping Barigüi.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação