Bernardo Carli Se Reúne Com o Secretário da Indústria e Comércio Para Discutir Industrialização de Guarapuava

24/05/2011 16h31 | por Adriana Ribeiro
O deputado Bernardo Ribas Carli (PSDB) se reuniu nesta terça-feira (24) com o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, para defender a atração de investimentos para a região de Guarapuava. Acompanhado do secretário municipal de Indústria e Comércio de Guarapuava, Mauro Cláudio Temochko, o parlamentar pediu o apoio de Barros para que o município receba uma das cervejarias que estão interessadas em se instalar no Paraná e também discutiu formas de garantir a industrialização da região.
“Viemos buscar investimentos para Guarapuava e para a região Central, que sofre por ter um dos IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixos do Paraná”, disse Bernardo. O deputado destacou ainda que a reunião teve o objetivo de discutir formas que venham a atender as vocações da região e que possam garantir a industrialização dos municípios. “Vejo que em pouco tempo teremos boas novidades que ajudarão no processo de desenvolvimento da nossa região, gerando mais empregos e renda e promovendo a melhoria da qualidade de vida de toda a população”.
Ricardo Barros disse que as negociações com as cervejarias Ambev (proprietária das marcas Skol, Brahma e Antarctica), Grupo Petrópolis (dono da Itaipava e Crystal) e com a Schincariol estão em andamento e que espera a conclusão do processo num prazo de seis meses. “Estamos discutindo a redução da alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) que incide sobre o produto, mas para isso precisamos que ocorra um aumento da comercialização para haver a compensação”, explicou. Segundo o secretário, 70% da cerveja consumida no Paraná vêm de outros estados brasileiros, o que demonstra que há um grande mercado a ser explorado.
Mauro Temochko disse que Guarapuava vive um momento de expectativa com a possibilidade de receber uma cervejaria. “Temos todas as condições de receber uma dessas empresas. Temos mão de obra, logística de transporte e também a Agromalte, fábrica de malte cervejeiro da Cooperativa Agrária Agroindustrial, a maior da América do Sul”, comentou.
O secretário municipal falou que Guarapuava está hoje em sua melhor fase de desenvolvimento, a partir de investimentos realizados pela Prefeitura na área de infraestrutura, o que tem garantido a atração de indústrias. Prova disso, segundo ele, é que o município ocupa a oitava colocação no ranking das maiores cidades consumidoras do Estado, segundo levantamento divulgado recentemente pelo jornal Gazeta do Povo.
A partir de sugestão de Bernardo e Temochko, Ricardo Barros se comprometeu a visitar Guarapuava para participar de uma reunião com lideranças e representantes dos municípios da região central para discutir vocações e formas de promover o desenvolvimento local. Participaram ainda da reunião os assessores da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, César Brunetto e João Percy.