Beto Richa encaminha carta renúncia à Alep prestando contas de sua gestão Documento foi lido no Plenário da Assembleia Legislativa durante a cerimônia de posse da governadora Cida Borghetti.

06/04/2018 12h00 | por Trajano Budola
Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

Durante a cerimônia de posse da governadora Cida Borghetti (PP) no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na manhã desta sexta-feira (6), foi lida a carta renúncia de Beto Richa (PSDB) com o relatório de realizações da gestão 2011/2018, período em que ele esteve à frente do Governo do Estado. O documento, que destaca o ajuste fiscal que garantiu redução de 7,5% nas despesas e aumento de 2,5% nas receitas do Estado, lista os principais avanços de sua administração. O presidente da Mesa Executiva, deputado Ademar Traiano (PSDB), determinou que a carta renúncia fosse publicada no Diário Oficial do Estado e da Assembleia Legislativa do Paraná.

Afirma a carta do ex-governador: “Aproveito a oportunidade para agradecer o apoio e a compreensão que tivemos desta Casa de Leis na análise a aprovação de propostas que objetivaram sempre a melhoria da qualidade de vida dos paranaenses e a modernização da infraestrutura do Paraná”. O texto cita o Programa Paraná Competitivo, que assegurou investimentos de R$ 45 bilhões ao estado, com a geração de 450 mil empregos. “A melhoria das finanças públicas culminou com a classificação do Paraná pela agência de riscos FIT com a nota AA+, a melhor entre todos os estados brasileiros”, relata.

Na área social, o texto destaca a redução de 57,4% no contingente de pessoa em estado de extrema pobreza e o atendimento de mais de 320 mil famílias no Programa Família Paranaense. “Comprovam os acertos das medidas implementadas pela nossa administração”, afirma a carta. O relatório da construção de 80 mil casas populares e a promoção de titulação de 25 mil propriedades, exemplos para a área de habitação. Na Saúde, o documento aponta a estruturação de novos hospitais regionais, redução e taxas de mortalidade materna e infantil. “Garantimos a realização de 70 mil cirurgias gratuitas”.

As realizações em Segurança Pública são informadas com a contratação de 11 mil policiais, aquisição de mais de três mil viaturas. “Como resultado dos investimentos, a taxa de homicídios caiu de 30 casos por cem mil habitantes para 22 casos e esperamos que a criminalidade continue diminuindo”, explica o documento. A duplicação de mais de 500 quilômetros de rodovias e o investimento de R$2,3 bilhões na manutenção de 12 mil quilômetros de estradas estaduais até 2019 foram destacados como avanços em infraestrutura no estado. Também são relatados avanços em saneamento e distribuição de energia, com o fortalecimento de empresas públicas como a Sanepar e Copel. “Hoje a Sanepar é a melhor companhia de saneamento do Brasil e Copel foi escolhida a melhor distribuidora de energia elétrica da América latina”, afirma.

São lembrados ainda avanços nos municípios com repasses de recursos essenciais para viabilizar equipamentos urbanos e pavimentação de ruas nas cidades paranaenses. “Esta gestão cuidou de todos os municípios e de cada cidadão, com ações, obras e programas que melhoraram a vida de todos”, diz o texto. “Agradeço a confiança recebida e a convivência harmoniosa que tivemos com a Assembleia Legislativa do Estado Paraná. Cumprindo seu papel constitucional, os parlamentares ajudaram a melhorar a qualidade de vida de todos os paranaenses através das políticas públicas implantadas pela administração estadual. A todos o meu reconhecimento e admiração”, assina o ex-governador Beto Richa.