Familiares de ex-governador Octávio Cesário Pereira Junior recebem título em sessão cercada por emoção O título de Cidadão Honorário do Paraná foi aprovado há 25 anos pela Assembleia Legislativa do Paraná e, em uma iniciativa do deputado Cobra Repórter (PSD) foi entregue nesta terça-feira (10) ao filho do político.

10/05/2022 19h40 | por Claudia Ribeiro

Familiares de ex-governador Octávio Cesário Pereira Junior recebem título em sessão cercada por emoção.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Em uma sessão solene em formato híbrido, com parte do público no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Cobra Repórter (PSD) entregou, no começo da noite desta terça-feira (10), o título de Cidadão Honorário do Paraná "in memoriam" ao ex-governador (interino) e vice-governador do Estado, Octávio Cesário Pereira Junior, recebido por Octávio Cesário Pereira Neto, filho do homenageado. “É uma emoção muito grande, difícil até de expressar, depois de tantos anos, receber uma homenagem tão bonita como esta. Meu pai foi um homem público que sempre honrou os cargos que ocupou e foram muitos ao longo de 40 anos. Isso nos traz muita alegria, além de ver boa parte de nossa família aqui acompanhando esse momento”, agradeceu, emocionado.

A homenagem, adiada por longos 25 anos, na época foi proposta pelo então deputado estadual Geraldo Cartário e aprovada por unanimidade. Depois sancionada pelo governador da época, Jaime Lerner, dando origem à lei 11.935/1997. Para Cobra Repórter, nunca é tarde para relembrar quem tanto fez pelo estado. “É o reconhecimento do trabalho prestado ao Paraná por esse homem tão importante no cenário político e para a população do estado. Ele realmente representou bem o estado e fez a diferença quando passou pela vida pública”, afirmou.

Durante a sessão solene, a assessora parlamentar do deputado Cobra Repórter, Sarita Marcondes, entregou flores para a neta de Octávio Cesário Pereira Júnior, Rafaela Cesário Pereira Maluf.

Biografia

Octávio Cesário Pereira Junior nasceu em Itajaí, Santa Catarina, no dia 7 de fevereiro de 1926. Mudou-se para o Paraná, onde se formou em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Logo após a formatura, foi morar em Cambé e lá se filiou à União Democrática Nacional (UDN). Em Londrina, foi promotor público interino e participou da administração em diversas entidades rurais, políticas e profissionais.

Em 1962, Octávio Cesário, como era conhecido, elegeu-se deputado federal. Em 1963, foi secretário estadual do Trabalho e Assistência Social e, nesta mesma gestão, acumulou interinamente o cargo de secretário estadual de Saúde Pública.  Em 1967, foi eleito suplente do Senado Federal (sendo efetivado no cargo em 1974) e reeleito deputado federal em 1973. Neste mesmo ano, ocupou a Secretaria estadual do Interior e Justiça do Paraná.

Entre 1975 e 1979, Octávio Cesário Pereira Junior foi vice-governador do Paraná, na administração de Jayme Canet Junior, ocupando interinamente o executivo em três momentos: agosto de 1977, de 2 de setembro a 20 de setembro de 1977 e entre 6 de dezembro a 21 de dezembro de 1978.

Entre 1979 e 1982, foi secretário estadual da Justiça e, em 1983, foi reeleito deputado federal. Em 1989, foi presidente do diretório estadual do Partido da Frente Liberal (PFL) e, em meados da década de 1990, afastou-se da política para cuidar do escritório de advocacia em Londrina.

Octávio Cesário Pereira Júnior faleceu no dia 23 de novembro de 2003, aos 77 anos de idade. “Meu pai sempre recebeu muito bem as pessoas, do ministro ao mais humilde cidadão.  Era um homem de bem e muito simples”, contou, durante o discurso, Octávio Pereira Cesário Neto.

Presenças

Além de familiares do homenageado, e de integrantes do Coral Paraná, participaram da sessão solene presencialmente o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; Eduardo Sciarra, ex-deputado federal e ex-chefe da casa Civil do Governo do Paraná e a vereadora de Colorado, Andrea Dias Valério Assoni.