BRDE é homenageado na Assembleia Legislativa pelos seus 55 anos de atuação Homenagem foi um reconhecimento público da importância da instituição, com sua destacada atuação pelo desenvolvimento do Paraná.

15/06/2016 17h12 | por Kharina Guimarães

Orlando Pessuti diretor do BRDE, falou hoje (15) sobre os 55 anos da Instituição.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Os 55 anos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) foram lembrados na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) durante a sessão plenária desta quarta-feira (15). Diretores, ex-diretores, conselheiros e funcionários do banco foram homenageados pelos bons resultados alcançados e pelo incentivo dado pela instituição ao desenvolvimento do Paraná.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), ressaltou a importância da instituição para a economia paranaense. “Abrimos esse espaço para que o ex-governador Pesutti pudesse falar aos paranaenses da importância do BRDE no contexto da economia estadual. Um banco que, ao longo de toda a sua história, fomenta a economia do estado, proporcionando com isso alavancar empregos e gerar riquezas em todo o Paraná. Consequentemente, ao fazer esses investimentos, também contribui, e muito, para a melhoria do perfil da renda da nossa população. Por isso, nos orgulhamos de ter um banco de envergadura, como é o BRDE”.

Diretor Administrativo do BRDE, Orlando Pesutti agradeceu ao presidente da Assembleia a oportunidade de apresentar o banco durante a sessão plenária e também pela homenagem recebida, e que, segundo ele, enaltece o papel de cada um dos 567 colaboradores da instituição. “A Assembleia Legislativa, ao prestar essa homenagem ao BRDE, presta também uma homenagem ao desenvolvimento econômico e social do Paraná. Ao longo desses últimos 55 anos é que nós conseguimos dar um grande salto nesse desenvolvimento econômico e social do nosso estado, basta ver as nossas regiões Norte, Noroeste e, principalmente, as regiões Oeste e Sudoeste. Então o BRDE faz parte dessa história de desenvolvimento. Se temos hoje o cooperativismo que temos, é também por conta de parcerias com o BRDE. Se temos as indústrias instaladas em todas as regiões é porque o BRDE as apoiou no momento em que elas foram implantadas. Receber essa homenagem é gratificante, muito mais para o corpo técnico, que por 20, 30, 40 anos está trabalhando para o desenvolvimento e para a geração de emprego e renda no Paraná”.

Além de relembrar a história do BRDE, Pesutti fez uma breve apresentação da instituição que tem 35 mil clientes ativos em 1.065 municípios dos três estados da Região Sul. Dos R$ 12,5 bilhões em financiamentos aprovados pelo banco, mais de R$ 5 bilhões foram para o Paraná. Este ano, pouco mais de R$ 1 bilhão em contratações já foram liberadas.

Também prestigiaram a homenagem a ex-vice-governadora do Paraná, Emília Belinati; Antônio Carlos Bettega, secretário do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul); o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara; o presidente da Associação Comercial do Paraná, Antonio Miguel Espolador Neto; e o diretor de Relações Institucionais da Fecomércio, Walter Xavier.

Ouça o Podcast relacionado